Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nós só aprendemos na faculdade?

Nós só aprendemos na faculdade?
Carlos Hung
ago. 6 - 3 min de leitura
060

Você já parou para pensar sobre como você aprende? Já se questionou se a única forma de aprender é através de um ensino formal? (Leia ensino formal como escola, faculdade, cursos, etc)

Acho que todos podemos concordar que não é apenas em espaços de aprendizado formal em que podemos aprender, expandir nossos conhecimentos e habilidades.

 

Vamos deixar isso mais concreto, imagina só o role pós a última aula de sexta da facul, ufa, bate até aquele cansaço só de pensar naquela aula que nunca termina né?

Então, saindo de lá, você e os seus amigos decidem ir para o bar ali perto (ou longe rs), para descontrair e também ficar batendo papo.

 

Mas sua mente tá lá no espaço, tentando fazer as contas dos teus gastos pra ver se tu pode beber mais um pouco hoje, então teu amigo te puxa e fala: "Relaxa, vou te mostrar um jeito mais simples de tu sistematizar tuas contas".

Então ele pega um pedaço de papel da mochila e uma caneta e começa a rabiscar os números que você vai falando, e ai depois ele pergunta: "Eai, entendeu?", ai vocês vão resolvendo suas dúvidas, e isso puxa o assunto de finanças pra mesa.

A galera começa a conversar de fundos de investimentos, ações, uns termos lá que você nunca ouviu, mas vai aprendendo conforme a conversa vai andando.

 

Conseguiu imaginar a cena? Então quebra essa barreira que colocaram pra gente que aprender é só na escola, toda forma de aprendizado é válida, tanto as conversas no bar, suas experiências, os livros que você leu e além!

 

Agora também pegando o gancho de todo essa papo, provavelmente em algum momento da vida você já ouviu a palavra "mindset", mas o que diabos ela significa?

A palavra pode ser traduzida como mentalidade, ou seja, a forma de pensar, então como encaramos uma situação, o que pensamos na hora e tudo mais.

 

Tá, Carlos, bacana esse conceito, mas o que isso tem a ver com aprendizagem?

Tem tudo a ver com aprendizagem! Tem um tipo de "mindset" que se chama "Mindset de Crescimento" criado pela psicóloga Carol Dweck (que tem um TED incrível sobre isso, recomendo!).

E o que ela diz sobre esse conceito?

Essencialmente é nós mudarmos a forma de como encaramos um desafio/problema/"falhas" ao aprender, os vendo como lições, partes do processo de aprendizagem e não empecilhos ou algo de conotação negativa.

 

Massa, Carlos, e como eu aplico ele no meu dia-a-dia?

Pense sempre considerando "ainda" ao encarar um desafio, então, por exemplo:

Eu não aprendi isso "ainda"!

Eu não fiz isso "ainda"!

 

Torne o "ainda" parte do seu vocabulário, e descubra o poder de abraçar essas oportunidades!

 

Eai, curtiu? Quer saber mais sobre o assunto? Deixa ai nos comentários, feedback sempre é um presente!


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você