Olá, jovens.
Hoje trago um pouco sobre a tríade antifrágil. O livro escrito por Nassim Nicholas Taleb traz muitos conceitos mas gostaria de trazer três.
Frágil: aquele que se parte, quebra, rompe ou deforma com o choque, que sai prejudicado quando sofre pressão de um agente externo.
Robusto: aquele que resiste ao choque mas não é beneficiado por isso. Por exemplo: o copo plástico quando você joga no chão ele vai resistir mas continuará igual e será resistente até determinado impacto. Parecido com a resiliência.
Então o frágil e o robusto não se beneficiam com as mudanças. É ai que entra o conceito antifrágil.
Antifrágil: é o oposto do frágil, ele gosta do choque porque se beneficia com isso, é algo que melhora mesmo quando está em situações inesperadas. Por exemplo: quando você vai malhar você submete seu corpo a situações de força que causam alterações nas suas fibras musculares e então você fica mais forte sendo beneficiade.
No livro o autor fala ainda da lógica do cisne negro que são eventos que acontecem sem precedentes, eventos que não são possíveis de prever.
Pensei no contexto atual de 2020 que é a pandemia. Não poderíamos prever o coronavírus. Na sua virada de ano você não imaginava que passaria mais da metade do ano usando máscara para sair na rua e que passaria tanto tempo trancade dentro de casa em quarentena. Mas como você reagiu a isso?
Uma vez você não pode controlar o vírus em si, você usou esse tempo em casa no conceito de fragilidade e robusto sem procurar melhorar, ou utilizou o conceito antifrágil buscando maneiras de se tornar uma pessoa melhor e para se aperfeiçoar?
Observe que ser antifrágil não é evitar o caos, até porque muitas vezes não temos controle sobre muitas situações, apesar de pensarmos que temos. Ser antifrágil é buscar se desenvolver, aprender e evoluir mesmo diante do caos e inclusive são os momentos adversos que mais trazem lições, porque te tiram da zona de conforto.
A antifragilidade requer tempo. O tempo apaga o que é frágil e o que é robusto porque eles não mudam e o que não muda não evolui. O que vai evoluir é quem vai mudar junto com o tempo buscando crescer, lidando com os riscos e as incertezas mesmo em meio ao caos.