Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ansiedade pré entrevista de estágio

Ansiedade pré entrevista de estágio
Fernanda Nogueira
ago. 9 - 4 min de leitura
030

Como controlar o nervosismo em processos seletivos?

 

Durante o nosso amadurecimento, é normal que passemos por situações inesperadas, confusas e estressantes. Muitas delas nós não planejamos, mas de um jeito ou de outro temos que enfrenta-las, seja morrendo de medo, ou de cabeça erguida com confiança em si mesmo.

Acontece que nem sempre nós enfrentamos essas situações com toda a confiança necessária. Se pegarmos um exemplo contemporâneo, como as primeiras vezes em que Mark Zuckerberg teve que comparecer aos tribunais para dar satisfações acerca dos impasses que envolviam sua empresa, o Facebook, podemos ver nitidamente nas imagens dessas audições que ninguém, nem mesmo um dos caras mais sortudos e ricos dos Estados Unidos, está psicologicamente preparado para responder perguntas frente uma autoridade.

Nesse exemplo Mark era culpado, uma vez que a sua empresa estava envolvida em sérios escândalos de divulgação de dados pessoais e comportamentais de seus usuários para empresas que usaram essas informações de forma sigilosa e para benefício de terceiros. Ou seja, faz muito sentido ele estar aparentemente super nervoso, certo?

Agora que você já imaginou esse cenário, o qual é nitidamente uma situação péssima para a imagem de uma pessoa como Zuckerberg e para a empresa dele, é possível de se imaginar como estaria os níveis de ansiedade dele naquele momento. Será que essa ansiedade toda se assemelharia ao seu estado de nervosismo durante uma entrevista para estágio?

A ansiedade durante entrevistas para processos seletivos é bem comum entre a maioria dos candidatos, você não é o único viu? Mas é importante que você compreenda que ao contrário do Mark Zuckerberg, nenhum crime foi cometido, você não está representando uma grande empresa e principalmente, você não está sofrendo hate internacional.

Por isso, antes de pensar em desistir de alguma vaga de estágio porque acredita que a entrevista irá ser pesada demais, ou que a vaga e/ou a empresa é tão valorizada pelo o que ela representa que jamais contratariam você como estagiário dela. A ansiedade é comum, porque o desejo de se sair bem é maior que tudo durante a dinâmica com o RH da empresa, e é por isso que eu trago aqui algumas dicas para você conseguir segurar um pouco de toda essa emoção.

1 Estude sobre a empresa, os trabalho desenvolvidos por ela e sua reputação.

2 - Respire, não se afobe no caminho até o local da entrevista, mantenha a calma e não se perca.

3 - Saia de casa com muuuuita antecedência, para estar preparado caso algo aconteça no caminho. Se a entrevista for online, carregue seu dispositivo, tenha suas anotações por perto, limpe sua câmera e fique perto de uma janela, para que seu vídeo fique com qualidade.

4 - Lembre-se do exemplo que eu te dei aqui no começo desse texto. Você não está em uma situação ruim, então deixe bem claro para o seu cérebro que não tem porque fugir, ou ligar o senso de autoproteção, você está lá como um convidado(a), e tudo vai acabar bem rapidinho, não vai durar horas como um interrogatório judicial.

Espero que ao ler isso você perceba como uma entrevista não chega a ser um bicho de sete cabeças ou algo muito pior como um grande processo nas costas, acompanhado de um interrogatório, pressão externa, hate generalizado ou coisas do tipo. Boa sorte e conquiste sua vaga de estágio!


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você