Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Além do currículo: 4 formas não convencionais de conseguir estágio

Além do currículo: 4 formas não convencionais de conseguir estágio
Thaís Martins
Sep. 11 - 3 min read
000

Você sabia que nem sempre aquela vaga dos sonhos está anunciada em sites de recrutamento?

Um dos objetivos dos universitários é conseguir estágio. No entanto, alguns cursos não colocam a prática como requisito obrigatório para a formação, mas sabemos que se tornar estagiário pode ser o primeiro e grande salto na jornada da carreira, podendo colocar em prática o conhecimento adquirido em sala.

Nada é tão fácil nessa vida e conseguir um estágio não seria diferente. A caça da vaga pode ir muito além de apenas enviar currículos.

1 - Redes sociais

Lupa Ojo GIF - Lupa Ojo Magnifying Glass - Discover & Share GIFs

Mais comum do que imagina! Além das redes sociais voltadas para o âmbito profissional, como o LinkedIn, no Facebook, há uma variedade imensa de grupos dedicados somente a anúncio de vagas: seja de quem repassa a informação, quanto as próprias empresas que postam anúncios nos grupos. No Twitter, a tarefa pode ser feita pela ferramenta de "procura", onde o candidato pode pesquisar palavras-chaves para encontrar vagas relacionadas. No Instagram, assim como em outras redes sociais, é recomendável seguir pessoas que orbitam a área de interesse, mas também existem perfis voltados para anúncios de vagas. Inclusive, eu consegui o meu primeiro estágio encontrando o anúncio da vaga em perfis relacionados a divulgação de vagas de emprego.

2 - Professores da faculdade

Gif animado do personagem Mestre Yoda, de Star Wars, levantando a cabeça enquanto estende sua mão esquerda.

Criar um vínculos com os professores também pode ser uma maneira de encontrar uma vaga de estágio. O professor já conhece, sabe suas capacidades e afinidades, e pode indicá-lo para uma vaga que ele acredita ser o perfil do aluno. Uma forma dessa conexão ficar próxima é sendo membro dos núcleos universitários, caso tenha para o seu curso. Geralmente são organizados pelos coordenadores do seu curso com o auxílio de professores, logo é uma forma do vínculo ficar mais frequente! Além de saudável, esse vínculos com os professores também é uma forma de iniciar contatos com o mercado de trabalho. Uma simples conversa sobre os interesses profissionais já podem indicar um primeiro passo.

3 - Criação de conteúdo nas redes sociais

gif-gatinho-digitando | Trama

Muito se fala no mito do candidato manter as redes sociais "limpa" caso o recrutador resolva inspecionar. No entanto, usar as redes sociais para divulgar o próprio trabalho pode atrair pessoas, sim. Criar postagens com conteúdos relacionados a área de atuação ou compartilhar trabalhos feitos na universidade se torna uma maneira do candidato pôr no mundo o seu talento e chamar a atenção de empresa e recrutadores no meio digital. O conteúdo digital também facilita a identificação de interesses, a maturidade e suas habilidades.

4 - Contatos

Phrasal Verbs - Como atender o telefone? - Sara Liliam

A prática não tão desconhecida assim, chamada networking, é uma forma eficaz de ir desenhando a carreira profissional. Conhecer pessoas  e deixar claro seus interesses e afinidades de trabalho), será fácil alguém indicá-lo para uma vaga. A indicação é uma das maneiras mais comuns do preenchimento de vagas no mercado de trabalho. Lembre-se que o contato deverá ser algo espontâneo, sem forçar a barra.
fnt: guiaestudant;

Você já conseguiu estágio/emprego por alguma dessas formas? Ou reforçou seu networking dessa forma? Gostou das dicas? Me deixa saber!

Até a próxima!


Report publication
    000

    Recomended for you