Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Aggretsuko: E o ambiente tóxico de trabalho

Aggretsuko: E o ambiente tóxico de trabalho
Elen Cristina
Oct. 8 - 6 min read
050

Hoje eu vou falar de um jogo que eu descobri pelo Google Play. Eu queria algo para passar o tempo e esse jogo me chamou muita atenção então resolvi instalar, só que para minha surpresa ele fala de coisas de muito importante relacionado ao ambiente de trabalho. Além disso quando fui Pesquisar sobre ele, para fazer esse post descobrir que além de um jogo para celular é uma série original da Netflix que no momento possui 3 temporadas.

O jogo:

Conta a história de uma secretária que se chama Aggretsuko, que é uma Panda vermelha que trabalha em uma empresa no Japão na parte de contabilidade diferente do anime no jogo ela é apenas uma funcionária temporária e por conta disso ela é muito explorada, pelo chefe e até mesmo por outras pessoas que trabalham junto com ela, e também sofre muito com assédio. No jogo o presidente da empresa resolve que quer mudar todo o ambiente de trabalho, fazer uma reforma em todos os departamentos da empresa e Para isso ele pede para que o Chefe da área de contabilidade escolher uma pessoa para ficar responsável por toda essa mudança, e ele escolhe a Aggretsuko, e por medo de Perder o emprego ela aceita.

Então começa o seu desafio, ela precisa destruir alguns blocos e passar pelas fases para conseguir dinheiro e assim fazer a reforma dos andares. Essa é a missão dentro do jogo destruir os blocos e conforme vai passando de nível o jogo vai ficando mais difícil, Além disso a cada fase que você passa é desbloqueado um episódio da série, e também vai desbloqueando personagens para os ambientes que ajudam ela nas fases com poderes especiais. O jogo também conta com desafios diários que ajudam ela conseguir mais dinheiro, e essa é mais ou menos objetivo do jogo destruir os blocos passar de nível e assim reformando andar por andar.

Só que o jogo vai muito além de passar de níveis e conseguir conquistar o objetivo, nele podemos observar o quão tóxico é a empresa e os funcionários que trabalham nela. Ao assistir os episódios você pode ver como ela é explorada por ser uma funcionária temporária. E para não surtar a válvula de escape é cantar metal o que chega até ser engraçado foi ela é muito fofa e quando ela faz isso ela se transforma em outra.

Nos Episódios você pode observar como ela fica, quando é pedido para fazer algum trabalho fora do horário ou que não é um serviço dela, Por exemplo quando ela já tinha terminado todas suas obrigações do dia e já está pronta para ir embora pois tem um encontro, a funcionária mais antiga chega e entrega para ela uma pilha de mais trabalho, e ela tenta argumentar que tem que ir embora pois tem compromisso, mas a funcionária fala que por ser mais antiga tem esse direito de fazer isso e sair mais cedo, ela entrega todo seu trabalho para AggretsuAko terminar, com isso ela fica com muita raiva e tem um surto de raiva mas só que tudo isso acontece internamente por fora ela está aparentemente tranquila.

A Série:

Agora vou contar um pouco da história da série que é mais complexa que o jogo pois conta toda a história dela. AggretsuAko é uma personagem criada pela empresa Sanrio Co, que é também responsável pela Hello Kitty. Muitos ficaram surpresos com a empresa por ter criado esse personagem que é tão fiel a realidade no ambiente corporativo japonês, por serem responsável pelo maior ídolo kwaii (Fofo) do mundo.  AggretsuAko é um anime original da Netfix que estreou em 2018.

O que a diferencia de outros animes é como colocam a raiva dela em primeiro plano e como já falei a válvula de escape dela é cantar metal gritando assim expressando toda a sua raiva e logo depois voltando ao ‘’ normal’’. Na série ela não é uma funcionária temporária, ela é o que chamam no Japão de Office lady/ OL esse termo vem caindo em desuso por conta dos esforços do governo para transformar a cultura do trabalho no Japão menos toxica, Uma OL trabalha fazendo coisas muito simples como tirar xerox. Existe também o costume de chama-las de ‘’shokuba no hana’’ ou "office flower", Pois por conta da Cultura no Japão acredita-se que elas não servem para muita coisa além de enfeitar o ambiente corporativo ou deixá-lo mais agradável, Pois não esperam muita coisa delas e que só estão ali até encontrar um marido ou pedir demissão. A série é sobre o trabalho e os problemas do dia a dia enfrentados por quem já trabalhou em uma empresa de grande porte, é impossível não se identificar com a aggretsuAko em algum momento.

A série aborda temas muito importantes como a exploração do trabalho, assédio e o medo de reportar sem falar da desvalorização da mulher no ambiente de trabalho, no primeiro episódio o chefe da AggretsuAko diz que ela tem a obrigação de servir chá para ele. E por outro lado a série mostra que a única saída das office ladys é ser como o chefe espera e agrada-los como for possível para não ser prejudicada. Durante as 3 temporadas mostra ela tentado ou sonhando em sair do emprego e tentar algo novo.

 

Então gente vou parar por aqui, pois não quero contar muito spoiler  da série ela é curtinha tem apenas 15 episódios cada temporada de mais ou menos 20 minutos. Tanto a série como o jogo mostram a realidade infelizmente não só nas empresas do Japão, também de outros países inclusive aqui no Brasil.

 

Fica a minha indicação tanto de série como jogo para o celular. 

 

 


Report publication
    050

    Recomended for you