Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Afinal, o que é a ENACTUS?

Afinal, o que é a ENACTUS?
Helen Karen Souza
Nov. 17 - 6 min read
010

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que mobiliza estudantes de vários cursos, acadêmicos e líderes de negócios que estão comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para promover o progresso no mundo. Guiados por professores conselheiros e especialistas em negócios, os estudantes participantes formam times em suas universidades para criar e implementar projetos comunitários que empoderam as pessoas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida e subsistência.

O que significa a sigla ENACTUS?

ENtrepreneurial (empreendedorismo): ter a perspectiva de enxergar uma oportunidade e talento para criar valor a partir desta oportunidade;
ACTion (ação): a vontade de fazer algo e o comprometimento de ir até o fim mesmo quando o resultado não é garantido;
US (nós): um grupo de pessoas que se vêem conectadas de alguma maneira importante; indivíduos que são parte de um todo maior.


Como funciona o suporte dado pela Enactus Brasil?

Cada time é acompanhado por um Coordenador de Programa da Enactus Brasil. O acompanhamento é feito através de reuniões por videoconfrências entre o líder do time e o Coordenador de Programa, que irá auxiliar no gerenciamento dos projetos, enquadramento no Critério Enactus e estruturação interna.

Qual o primeiro passo do time?

O primeiro passo para um time é entender o que é o Critério Enactus: Ser efetivo em aplicar a ação empreendora ao empoderar pessoas e melhorar suas condições de vida de maneira ambiental, econômica e socialmente sustentável.

Assim, o time deve direcionar seus esforços para executar projetos que atendam ao Critério e todos os membros devem estar alinhados quanto a isso. Por isso recomendamos que o time defina os papéis e responsabilidades dos membros com foco em iniciar o primeiro projeto. Página no Facebook, processo seletivo, captação de recursos são assuntos interessantes, mas não adianta muito desenvolver essas atividades se o time não tem projetos. Por isso todos os primeiros passos devem ser focados no projeto.

O que um projeto Enactus deve conter?

Um projeto Enactus deve seguir ao critério de avaliação: ser efetivo em aplicar a ação empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar suas condições de vida de modo ambiental, econômico e socialmente sustentável.

Como iniciar o primeiro projeto?

O time precisa primeiro elencar algumas comunidades ou assuntos que os membros gostariam de trabalhar. Por exemplo, educação, empoderamento feminino, dependentes químicos, e depois procurar comunidades relacionadas ao tema. Após visitar algumas comunidades, conversar com as lideranças, o time precisa decidir com qual comunidade quer trabalhar. Agora o time irá conhecer bem a comunidade, visita-la várias vezes, realizar algumas atividades com a comunidade a fim de ganhar sua confiança e começar a fase de conceito do projeto.

Qual a função do professor conselheiro?

O Professor Conselheiro exerce papeis de treinador, mentor e amigo do time, tendo atividades que vão desde motivar a equipe até ajudar os estudantes a escrever os seus currículos. Para mais informações sobre o papel e perfil do Conselheiro, vejam as respectivas páginas do Handbook. Além disso, é possível conhecer a história e dicas de como engajar um Conselheiro, clicando aqui para conferir o case de um Time Enactus.

Qual a função de um líder de negócios?

Um líder de negócio pode fornecer aconselhamentos para o time, projetos e apresentar o time para outros líderes conhecidos. A ideia é que eles deem um feedback sobre as atividades desenvolvidas com a visão de mercado que possui.

5 motivos para ser um ENACTOR:

- Entre para o mundo corporativo:
Enactus não se restringe apenas ao trabalho social.
Um membro Enactus se esforça para fazer a mudança através da criação de modelos de negócios sustentáveis. Isto lhe dará a oportunidade de aprender muito sobre empreendedorismo e sobre grande organizações.

- Contribuindo para a sociedade, apesar de ser apenas um estudante:
Os modelos de negócios que os times criam não são para o seu lucro ou benefício. Pelo contrário, é para capacitar uma comunidade em necessidade.
Portanto, como um membro Enactus, você terá a oportunidade de trazer a mudança na sociedade e ser um cidadão socialmente responsável.

- Ser parte de um time e fazer novos amigos:

Sendo parte de uma equipe, você terá certas responsabilidades e, assim, tornar o seu tempo na faculdade muito mais útil!
Além disso, você terá a oportunidade de interagir com as comunidades e companheiros de time, não só de sua equipe, mas também, dos de outras equipes do Brasil e do Mundo!

- O "selo" Enactus em seu currículo! :

Desde que a Enactus é uma organização reconhecida internacionalmente, acrescenta grande valor para um CV.
Em uma geração tão competitiva como a nossa, ter uma estrela dourada em seu currículo não é nada mal!

- Terá a chance de participar das maiores competições de empreendedorismo:

Todos os anos, uma competição Nacional é realizada onde as equipes de todo o país mostram seus projetos e progressos.A equipe vencedora avança para a Copa do Mundo Enactus. Painéis de discussões e discursos do CEO`s e de presidentes das principais organizações ocorrem durante a competição. Ser parte de um evento como esse é uma grande experiência de aprendizagem e fornece uma enorme exposição.

 



E você leitor que acompanhou o post até aqui,  já participou ou participa de um time Enactus? Se sim, compartilhe um pouco da sua experiência nos comentários! Se não, não perca a oportunidade e veja se sua universidade tem um Time Enactus, caso tenha, entre e participe dessa oportunidade incrível!
 

                         Be an Enactor!


Report publication
    010

    Recomended for you