[ editar artigo]

Afinal, o que é a ENACTUS?

Afinal, o que é a ENACTUS?

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que mobiliza estudantes de vários cursos, acadêmicos e líderes de negócios que estão comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para promover o progresso no mundo. Guiados por professores conselheiros e especialistas em negócios, os estudantes participantes formam times em suas universidades para criar e implementar projetos comunitários que empoderam as pessoas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida e subsistência.

O que significa a sigla ENACTUS?

ENtrepreneurial (empreendedorismo): ter a perspectiva de enxergar uma oportunidade e talento para criar valor a partir desta oportunidade;
ACTion (ação): a vontade de fazer algo e o comprometimento de ir até o fim mesmo quando o resultado não é garantido;
US (nós): um grupo de pessoas que se vêem conectadas de alguma maneira importante; indivíduos que são parte de um todo maior.


Como funciona o suporte dado pela Enactus Brasil?

Cada time é acompanhado por um Coordenador de Programa da Enactus Brasil. O acompanhamento é feito através de reuniões por videoconfrências entre o líder do time e o Coordenador de Programa, que irá auxiliar no gerenciamento dos projetos, enquadramento no Critério Enactus e estruturação interna.

Qual o primeiro passo do time?

O primeiro passo para um time é entender o que é o Critério Enactus: Ser efetivo em aplicar a ação empreendora ao empoderar pessoas e melhorar suas condições de vida de maneira ambiental, econômica e socialmente sustentável.

Assim, o time deve direcionar seus esforços para executar projetos que atendam ao Critério e todos os membros devem estar alinhados quanto a isso. Por isso recomendamos que o time defina os papéis e responsabilidades dos membros com foco em iniciar o primeiro projeto. Página no Facebook, processo seletivo, captação de recursos são assuntos interessantes, mas não adianta muito desenvolver essas atividades se o time não tem projetos. Por isso todos os primeiros passos devem ser focados no projeto.

O que um projeto Enactus deve conter?

Um projeto Enactus deve seguir ao critério de avaliação: ser efetivo em aplicar a ação empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar suas condições de vida de modo ambiental, econômico e socialmente sustentável.

Como iniciar o primeiro projeto?

O time precisa primeiro elencar algumas comunidades ou assuntos que os membros gostariam de trabalhar. Por exemplo, educação, empoderamento feminino, dependentes químicos, e depois procurar comunidades relacionadas ao tema. Após visitar algumas comunidades, conversar com as lideranças, o time precisa decidir com qual comunidade quer trabalhar. Agora o time irá conhecer bem a comunidade, visita-la várias vezes, realizar algumas atividades com a comunidade a fim de ganhar sua confiança e começar a fase de conceito do projeto.

Qual a função do professor conselheiro?

O Professor Conselheiro exerce papeis de treinador, mentor e amigo do time, tendo atividades que vão desde motivar a equipe até ajudar os estudantes a escrever os seus currículos. Para mais informações sobre o papel e perfil do Conselheiro, vejam as respectivas páginas do Handbook. Além disso, é possível conhecer a história e dicas de como engajar um Conselheiro, clicando aqui para conferir o case de um Time Enactus.

Qual a função de um líder de negócios?

Um líder de negócio pode fornecer aconselhamentos para o time, projetos e apresentar o time para outros líderes conhecidos. A ideia é que eles deem um feedback sobre as atividades desenvolvidas com a visão de mercado que possui.

5 motivos para ser um ENACTOR:

- Entre para o mundo corporativo:
Enactus não se restringe apenas ao trabalho social.
Um membro Enactus se esforça para fazer a mudança através da criação de modelos de negócios sustentáveis. Isto lhe dará a oportunidade de aprender muito sobre empreendedorismo e sobre grande organizações.

- Contribuindo para a sociedade, apesar de ser apenas um estudante:
Os modelos de negócios que os times criam não são para o seu lucro ou benefício. Pelo contrário, é para capacitar uma comunidade em necessidade.
Portanto, como um membro Enactus, você terá a oportunidade de trazer a mudança na sociedade e ser um cidadão socialmente responsável.

- Ser parte de um time e fazer novos amigos:

Sendo parte de uma equipe, você terá certas responsabilidades e, assim, tornar o seu tempo na faculdade muito mais útil!
Além disso, você terá a oportunidade de interagir com as comunidades e companheiros de time, não só de sua equipe, mas também, dos de outras equipes do Brasil e do Mundo!

- O "selo" Enactus em seu currículo! :

Desde que a Enactus é uma organização reconhecida internacionalmente, acrescenta grande valor para um CV.
Em uma geração tão competitiva como a nossa, ter uma estrela dourada em seu currículo não é nada mal!

- Terá a chance de participar das maiores competições de empreendedorismo:

Todos os anos, uma competição Nacional é realizada onde as equipes de todo o país mostram seus projetos e progressos.A equipe vencedora avança para a Copa do Mundo Enactus. Painéis de discussões e discursos do CEO`s e de presidentes das principais organizações ocorrem durante a competição. Ser parte de um evento como esse é uma grande experiência de aprendizagem e fornece uma enorme exposição.

 



E você leitor que acompanhou o post até aqui,  já participou ou participa de um time Enactus? Se sim, compartilhe um pouco da sua experiência nos comentários! Se não, não perca a oportunidade e veja se sua universidade tem um Time Enactus, caso tenha, entre e participe dessa oportunidade incrível!
 

                         Be an Enactor!

Comunidade do Estágio
Helen Karen Souza
Helen Karen Souza Seguir

Helen, 21 anos, estudante de engenharia mecânica que gosta de cálculo, louca dos planejamentos, aprendiz de gaita, fã de cachorro, atleta de corrida... Nada mais sou que um ponto fora da curva. Gosto de tudo que é diferente e do que me desafia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você