Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A prática do Taijiquan e a doutrina mushin

A prática do Taijiquan e a doutrina mushin
Guilherme Fialho Moreira
Jan. 28 - 2 min read
000

O período de isolamento social que vivemos está sendo favorável para estudos e questões que envolvem concentração. No entanto, foi um momento que esportes coletivos deixaram de ser praticados e muitos ficaram receosos em manter o hábito de se exercitar. Na contramão dessa tendência, eu estive junto no projeto "em casa com o sesc" e passei a praticar numa frequência cada vez maior a minha atividade física. Venho aqui contar um pouco sobre essa arte milenar e todos os seus benefícios.

O taijiquan é uma arte marcial, e suas origens datam provavelmente do século XIII na China, e até pouco tempo sua prática era restrita as famílias que preservam a tradição e passam os conhecimentos de geração em geração. Os formas foram inspirados em movimentos da natureza e sua principal diferença em relação a outras artes marciais é que não há disparo de energia (grandes forças em pequenos intervalos de tempo), mas sim concentração de energia, em movimentos suaves.

O objetivo principal da prática é o equilíbrio físico e mental. A energia vital (chi ou qi) deve  fluir por todo o corpo e o resultado é relaxamento. É possível aproveitar os benefícios dessa prática mesmo quando há alguma limitação física. Os novatos são recebidos no centro do grupo para que ele possa acompanhar a sequencia, quando se muda a direção. É incrível a sensação de pertencer a uma comunidade, e nós acolhemos quem quiser aprender. 

É uma atividade que trabalha os dois hemisférios do cérebro. A posição dos pés, quadril , braços e respiração devem estar coordenados para fazer corretamente. Quando totalmente concentrado, sem distrações com fatores externos, é possível alcançar um estado fundamental para a boa prática de qualquer arte marcial, chamado por filósofos taoistas de mushin. É quando se mantém a mente livre de vaidade, ansiedade, ilusão ou qualquer preocupação. Parecido com um estado meditativo, com a diferença de concluir ações em poucos segundas, de forma precisa

Taijiquan é uma arte com muitas variações de estilo, embora seus principios básicos se repetem a todo instante. É necessário treinar sempre para usufruir integralmente os benefícios, apesar de iniciantes já conseguem perceber bem-estar nas primeiras aulas. Lembrem-se 'A revolução é interna'


Report publication
    000

    Recomended for you