Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A POPULAÇÃO DESBANCARIZADA

A POPULAÇÃO DESBANCARIZADA
NICOLAS RALINE DE SOUSA
Jan. 20 - 2 min read
040

Você sabia que o sistema bancário é o principal arrecadador do Governo e que ele também é um dos seus maiores produtores de receitas? Não... Então, é por isso que a população desbancarizada sempre significou um problema para a arrecadação brasileira.


Segundo o próprio Governo, em 2019, estimava-se que cerca de 45 milhões de pessoas faziam parte desse grupo, que caracterizam-se por não ter acesso ao sistema bancário ou, pelo menos, não movimentarem suas contas nos últimos 6 meses.
 


A população desbancarizada é composta por pessoas que não possuem acesso ao sistema bancário ou, pelo menos, não movimentaram suas contas nos últimos 6 meses.



Muita gente não acha? Ainda mais para a grande quantidade de instituições financeiras que temos espalhados pelo país, total de 55, segundo os dados do Banco Central. E principalmente pelo tamanho dos 6 principais representantes, a exemplo do Itaú e da própria Caixa Econômica Federal.


Mas para haver inovação, basta criatividade e interesse. Juntando o útil com o mais que agradável, o Ministro da Economia que tem grande experiência com o Sistema Bancário, capitaneou, durante o período da pandemia, o plano do Caixa Tem, o app que centralizou a distribuição do auxílio emergencial para os brasileiros. Ele foi um sucesso tão grande que agora a proposta da pasta ministerial e transformar o aplicativo em Banco Digital e centralizar nele todos os benefícios do Governo. 


Como resultado, isso não só consolidaria mais um ativo rentável ao Estado, avaliado em aproximadamente R$ 100 milhões, como seria uma ótima solução para o problema da população sem acesso aos bancos. E impactaria ainda mais os avanços nesse mercado.

Segundo uma pesquisa feita pela Américas Market Intelligence em parceria com a Mastercard, de julho a dezembro de 2020, a população sem acesso a serviços financeiros sofreu uma redução de 73%. Muito forçada pelas circunstâncias impostas pela quarentena e a Covid-19. E o mês de agosto bateu o recorde de compras virtuais, representando 63% do consumo nacional.


Report publication
    040

    Recomended for you