Eu era uma criança que amava a estética medieval. Meu pai comprava os DVDs da franquia de “O Senhor dos Anéis” pra mim quando lançavam, mesmo comigo tendo entre dois e cinco anos entre os filmes. Minha mãe indagou ele por isso, e ele respondeu: “é um investimento!”.
Eu brincava com uma espada de plástico (que ainda tenho!), quando bem pequeno, com uma almofada no outro braço, e um pote de sorvete na cabeça brincando de ser um cavaleiro medieval. Eu lembro de vajar nas figuras de um livro infantil sobre as lendas arturianas da revista Gênios, com ilustrações de Ignacio Noé.
E é sobre isso que quero falar aqui: uma lenda arturiana e eu. “The Green Knight”, de David Lowery, que estreou no dia do meu aniversário durante a pandemia, é uma adaptação da lenda de sir Gawain, sobrinho do rei Arthur e sua aventura contra o Cavaleiro Verde, e sobre sua honra. No filme, o personagem é retratado pelo ator inglês de origem indiana Dev Patel.
Eu, como um jovem adulto de pele morena e cabelo preto, imagino como o mini João reagiria se visse essa representação num filme medieval, onde todos os homens são brancos de cabelo claro.
É sobre isso.