Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A liberdade por trás da gestão de processos

A liberdade por trás da gestão de processos
Catarina Simões
Aug. 24 - 4 min read
000

Entender e saber colocar a gestão de processos em prática pode ser libertador. 

Esse conceito, por mais que seja muito conhecido, ainda não faz parte do cotidiano das pessoas. Mas como um bom futuro estagiário, compreender esse tipo de administração processual pode auxiliar diretamente no seu destaque em qualquer processo seletivo. 

Gestão de processos está em seu auge, visto que é muito importante para que as empresas consigam ser administradas de forma organizada e para que consigam possuir um futuro saudável, sem o medo constante de fechar as portas. O que muitos não sabem é que o sucesso de qualquer organização depende totalmente do seu planejamento pautado na gestão de processos e dos projetos que fazem parte do próprio negócio. 

 

 Mas, afinal, o que é Gestão de Processos?

A ideia de gestão de processos está pautada na organização e na soma de práticas que aperfeiçoam todos os seguimentos da empresa. Desde os departamentos que fazem parte do negócio (marketing, comercial, projetos e afins), até as atividades mais específicas, como o processo de criar uma automação padrão em todas as suas postagens nas redes sociais. 

Entender a gestão de processos depende exclusivamente do entendimento do que esse conceito significa. Processos são práticas que não possuem tempo de vida útil, são constantes e que facilitam a entrada de novos cometimentos na empresa. Isto é, um processo é - basicamente - traçar o que você ou determinada área da empresa irá colocar em prática quando chega determinado tipo de projeto. 

A gestão dos processos é o conjunto dessas atividades e precisa ser feita de forma cada vez mais otimizada. 

 

Qual é a diferença entre um processo e um projeto?

Um projeto pode ser resumido em uma série de atividades temporárias que são executadas com a finalidade de chegar a determinado resultado ou atingir um objetivo. Os processos são as rotinas e atividades que auxiliam na entrega desse projeto de forma sequencial e recorrente. 

 

E como saber gestão de processos pode te ajudar a conseguir um estágio?

Essa pergunta é mais fácil do que você imagina! 

A gestão de processos está diretamente ligada ao sucesso de empresas. É o bom planejamento do conjunto de tarefas organizadas que pode fazer com que um negócio dê certo e não feche as suas portas. 

As empresas, hoje, procuram por colaboradores que estejam em sinergia com os seus ideais e - principalmente - se um futuro funcionário consegue entender como esse fluxo de práticas funciona, além de saber colocá-lo em prática. 

A organização, hoje, tem sido um dos pilares de todas as instituições, e cada vez mais em qualquer processo seletivo, esse tipo de característica vem sendo cobrada dos estagiários. A partir disso, a gestão de processos pode te ajudar muito no seu planejamento pessoal e - somado a esse fato - auxiliar na melhora dos processos internos de qualquer empresa mostra um grande diferencial para um estagiário.

 

__________________________________________________________________________________________

Em suma, a gestão de processos é uma habilidade extremamente importante para o mercado. Contudo, além de ser extremamente cobiçada pelas empresas, esse tipo de planejamento pode te ajudar muito para que a sua vida seja mais organizada e as suas atividades sejam feitas de forma que tragam mais resultados, mas que sejam feitas em cada vez menos tempo, afinal, o processo é um conjunto de atividades permanentes. 

Pode-se dizer que a compreensão dessa competência é libertadora, por conta do seu potencial de otimização do dia a dia de qualquer pessoa.

Aposte nessa skill, ela é um grande divisor de águas para o seu triunfo no estágio!

Eu tenho um dica muito boa pra você que quer aprender mais sobre esse tema e que gosta muito de estar à frente no mercado de trabalho: o famoso Jovens Titãs

Nessa comunidade exclusiva, você vai aprender na teoria e prática sobre a Gestão de Processos e muitos outros assuntos importantes para o seu desenvolvimento no mercado de trabalho. 

Quer saber mais sobre o Jovens Titãs? Clique aqui!
 


Report publication
    000

    Recomended for you