Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A jornada do sucesso pro seu estágio dos sonhos

A jornada do sucesso pro seu estágio dos sonhos
Leonardo Pimentel
Jul. 24 - 3 min read
030

Nunca vou naturalizar a dificuldade de conseguir um estágio e nem gosto da ideia de que tentativas são a chave do sucesso.

A dificuldade de se conseguir uma vaga de estágio no Brasil, é um absurdo comparado com outros países.

E se esforçar e tentar loucamente não vão te trazer o estágio dos sonhos. Você precisa aprender com cada tentativa.

Pensa bem: não é cavando pra baixo igual um maluco que você vai achar petróleo e ficar milionário. Há todo um estudo por trás pra achar os locais corretos de se escavar, né?

Entender o motivo de você ter sido reprovado e aprender como não esbarrar mais nesse problema nas próximas vezes, vai te tornar um candidato melhor no próximo processo seletivo.

Queria compartilhar a história de dois candidatos que passaram pela Academia do Universitario que se tornaram meus amigos com o passar do tempo, afinal, eu era o ponto de contato entre a empresa e o candidato, e os acompanhei durante meses no decorrer dos processos.

Ela, universitária com uma idade avançada, sofria preconceito de recrutadores pra vagas de estágio. Foi reprovada em 13 processos seletivos, apenas conosco, fora os processos seletivos externos. Recebeu não da mesma empresa duas vezes, e no meio da pandemia foi convocada pra uma vaga pois já conheciam seu perfil, a empresa cresceu na pandemia e precisavam expandir.

Ele, participou de 10 processos seletivos, foi candidato destaque em todos eles, mas não era selecionado por pequenos motivos. Dois meses depois de ter recebido um não de uma empresa em um processo, foi convocado pois a candidata aprovada decidiu sair.

Não existe um caminho certeiro. Não existe uma fórmula mágica.

Processos seletivos são um caminho de aprendizado, são um caminho de autoconhecimento e networking.

Aprenda com seus erros, anote tudo que você fez de errado em cada processo seletivo e nunca ouse cometer os mesmos erros.

Se inscreva sim em processos seletivos que você não cumpre todos os requisitos, mesmo que você receba um "não", você já sabe qual foi o motivo, ou seja, já sabe no que melhorar. 
Se você for aprovado, é mais uma experiência de processo seletivo, onde você vai aprender demais.

Não estou aqui pra romantizar a reprovação de processos seletivos, mas você só precisa de um "sim" pra conseguir uma vaga que pode mudar totalmente sua vida.
E os "não" devem ser seu impulso pra isso.


Report publication
    030

    Recomended for you