O mundo anda meio tenso. Fomos obrigados a esconder o que há de mais lindo em cada pessoa, o sorriso. Desde que o COVID-19 surgiu várias pessoas perderam a vida, e a vida perdeu um brilho. A aglomeração deu lugar ao isolamento. Afastando famílias, amigos e amores. E agora, aos poucos, o dia a dia ganha outra forma e novos hábitos marcados pelo vírus.
As novas preocupações acumuladas as antigas deixaram algumas pessoas como "bombas" prontas a explodir a qualquer momento. Um esbarrão sem querer, uma palavra mal colocada, uma opinião contrária, um visão política diferente e pronto! Era o fogo que faltava para começar discussões e até agressões. Resultado de todo esse acúmulo de estresse. O comportamento defensivo dá lugar a agressividade. E então, esquecemos que a vida pode ser leve, esquecemos que podemos levar os desentendimentos com bom humor.
Debate no ambiente de trabalho tratado de forma respeitosa é saudável. Lidar com opiniões diferentes nos faz crescer. É importante saber ouvir críticas e estar abertos para recebê-las, assim como os elogios. Lidar com essas situações com alegria e simpatia torna o ambiente mais harmonioso e as decisões mais eficazes. É inteligente! Porque enquanto você distribui energia para uma discussão sem fundamento você perde tempo e deixa a sua mente em estado irracional. Quando sentir que está perdendo o controle, se possível retire-se, respire e tente silenciar a mente. Tente ver que nem tudo na vida precisa ser tão duro e ríspido. Tenha essa atitude em pequenas ações e depois você vai perceber o quanto você ganhou na sua trajetória.
Tenha como exemplo GANDHI, o homem que libertou a Índia e mostrou o caminho da mudança sem violência. Um dos principais humanistas que o mundo já viu, que desenvolveu um método de desobediência civil pacífico. Embora, atuasse como pacifista incentivava os indianos a atacarem sua obrigações civis.
"Sem sombra de dúvida, qualquer homem ou mulher pode realizar o que realizei, desde que faça o mesmo esforço e cultive a mesma esperança e fé." Mohandas Karamchand Gandhi.