Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A Importância das Atividades Extracurriculares para os Universitários

A Importância das Atividades Extracurriculares para os Universitários
Leonardo Antonio Oliveira
Sep. 2 - 4 min read
030

 

As atividades extracurriculares são experiências práticas que não fazem parte da grade curricular do curso superior. O mercado de trabalho exige que os profissionais consigam participar de novas experiências para se diferenciar. Por isso, é fundamental que os estudantes universitários aproveitem essas atividades, principalmente quando elas acontecem dentro das próprias faculdades.

Um dos principais objetivos das atividades extracurriculares é incentivar o aluno a entrar em contato com projetos que enriqueçam os seus conhecimentos e valorizem o crescimento social, profissional, cultural e humano. Ou seja, é proporcionar a formação complementar acadêmica e experiências essenciais para o seu futuro profissional, buscando apresentar a realidade do mercado de trabalho. Confira abaixo alguns exemplos de atividades extracurriculares para realizar durante a faculdade.

 

Cursos livres:

Os estudantes podem realizar cursos extras, mesmo que não seja diretamente relacionado à profissão que pretende exercer após a formatura. Dessa forma, será um profissional com amplo conhecimento de mundo. Muitas vezes, é possível encontrar cursos livres na própria faculdade. Com curta duração, eles podem ser feitos nos intervalos entre os estudos, por exemplo, ou mesmo nas férias.

 

Grêmios estudantis:

A participação em grêmios estudantis é uma forma de mostrar a sua capacidade de liderar movimentos universitários com temas sociais. A atividade oferece diversas oportunidades aos estudantes, como aprender a lidar com as pessoas de maneira geral e ampliar a sua rede de contatos (Nertworking), por estar sempre se comunicando com outros alunos e centros acadêmicos.

 

Iniciação científica:

Muitas faculdades proporcionam a chance de um estudante pesquisar a fundo sobre algum tema de seu interesse. Essa atividade é uma ótima opção para quem tem interesse em ingressar na carreira acadêmica ou deseja se aprofundar em algum conteúdo teórico. Além disso, por ser um trabalho em que o ponto inicial é o estudo e a pesquisa, a iniciação científica traz grande enriquecimento para o diploma e para o currículo do universitário.

 

Estágio:

O estágio profissional é uma atividade extracurricular importante para a construção de uma carreira de sucesso, por ser uma oportunidade de conhecer o seu campo profissional e colocar em prática todo conteúdo aprendido em sala de aula. Além disso, estágios em boas empresas turbinam o currículo e aumentam as chances de encontrar um bom emprego depois de se formar.

 

Trabalho voluntário:

O trabalho voluntário é uma ótima oportunidade para quem busca contribuir com a sua comunidade e adquirir experiência. Ainda que as atividades de voluntariado não sejam relacionadas à profissão que o aluno vai se formar, a ação é muito bem avaliada pelos recrutadores, por ser uma experiência importante para a formação social, humana e cultural dos jovens profissionais. Os projetos e causas sociais estão sempre abertos para receber pessoas interessadas em ajudar.

 

Intercâmbio:

O intercâmbio é considerado a atividade extracurricular que mais vai demandar responsabilidade da parte do aluno. Isso porque uma viagem para outro país é uma experiência desafiadora, já que o intercambista estará em contato com uma cultura e um idioma diferentes. Nesse cenário, o curso de idiomas é outra atividade extracurricular em que o estudante pode investir. O inglês, por exemplo, é considerado uma língua universal, facilitando a comunicação com pessoas de outras nacionalidades. 

 

Participar dessas atividades é muito importante para a vida acadêmica e profissional de um estudante. Além de agregar valor ao currículo, elas proporcionam um aumento de conhecimento em áreas diferentes, e quem sabe, você pode se identificar com algo que jamais se imaginou fazendo.


Report publication
    030

    Recomended for you