Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A ignorância sobre sua inteligência termina nesta leitura

A ignorância sobre sua inteligência termina nesta leitura
Thiago Costa Tinoco
Apr. 13 - 4 min read
000

 

Não existe ninguém burro, nem mesmo uma pessoa mais inteligente que a outra. Na verdade, todas as pessoas possuem tipos diferentes de inteligência.

Pelo menos é o que afirma a teoria das Inteligências múltiplas, que foi desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner.

Para ele, o cérebro dos seres humanos podem ter até 8 tipos diferentes de inteligência (após pesquisas, o psicólogo acrescentou mais um tipo de inteligência, que é a”inteligência existencial'').

Segundo a teoria, às pessoas desenvolvem um ou dois tipos de inteligência, e essas se sobressaem mais que as outras. 

Assim, não é difícil entender o porquê alguém pode ser ótimo quando o assunto é línguas, e não ter o mesmo desempenho com contas por exemplo.

Os diferentes tipos de inteligência

Eu acredito que saber qual (ou quais) os tipos de inteligência você possui, pode te ajudar e muito em algumas decisões, especialmente sobre qual carreira seguir.

.Assim, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Os nove tipos de inteligência, segundo a teoria das inteligências múltiplas são:

 

  • Lógico-Matemática: Esse talvez seja o mais conhecido de todos.Ele se relaciona com os números. Pessoas com a inteligência lógico-matemática, conseguem resolver problemas e desenvolver raciocínios lógicos facilmente.

 Já que estou mencionando esse assunto, gostaria de deixar uma pergunta e ajudar as empresas, gestores e recrutadores a refletirem:

Para que usar testes de raciocínio lógico com o candidato e isso servir de parâmetro para eliminação se nem todas as pessoas possuem o tipo de inteligência  lógico-matemática como predominante? Deveria ser feito um teste  de multiplas inteligências antes, para assim averiguar qual o melhor teste à ser usado naquele candidato em específico. Afinal, processo seletivo não deveria ser como "receita de bolo"

 

  • Linguística: é a capacidade de usar a linguagem na transmissão das ideias. Pessoas com esse tipo de inteligência, conseguem se expressar bem, tanto na linguagem escrita quanto falada. Também encontram certas facilidade em aprender novos idiomas. 

  • Espacial: habilidade em perceber o mundo através das imagens. Pessoas com esse tipo de inteligência são sensíveis à forma, cor e espaço, conseguem representar graficamente ideias visuais.

  • Corporal ou cinestésica: É a habilidade de usar o corpo para fins de solucionar problemas, ou realizar atividades difíceis. Pessoas em que se predomina esse tipo de inteligência, possuem o domínio da coordenação, flexibilidade, velocidade, equilíbrio e força.

  • Interpessoal: Habilidade de detectar e responder às motivações, humores e sensação de outros, ou seja, pessoas com essa inteligência em alta, captam e interpretam facilmente o sentimento das pessoas.

  • Intrapessoal: Diferente da Inteligência interpessoal, essa se baseia no autoconhecimento, sendo assim, pessoas com esse tipo de inteligência tem o conhecimento de suas próprias crenças e valores.

  • Musical: Discernem diferentes tons, ritmos e nuances musicais. Possuem  aptidão para a produção musical, seja compondo ou tocando instrumentos.

  • Naturalista: Interação com a natureza e reconhecimento de plantas, solos, animais e elementos naturais.

  • Existencialista: habilidade e sensibilidade para refletir sobre as profundas questões da existência humana, e sobre o sentido da vida.

 

É importante relembrar que não existe uma inteligência mais importante que a outra, e que todos temos as nove em certa medida, sendo que, de acordo com a teoria de Gardner, uma ou duas, se destacarão entre as demais.

Qual dessas predomina em você?

Possivelmente, ao ler esse post, você tenha se identificado com um ou dois tipos de inteligência. No entanto, se ainda está em dúvida, ou ainda não descobriu, faça esse teste para te ajudar.

É só clicar aqui

Só não esqueça de voltar depois e comentar sobre seus resultados, combinado?

Se quiser fazer qualquer outro comentário fique a vontade também.

Acredito que esse conhecimento pode ajudar sua vida, sua carreira, bem como orientar melhor às empresas em seus processos seletivos. Portanto, não deixe de compartilhar também.


Report publication
    000

    Recomended for you