Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A história de sucesso do empresário: João Claudino Fernandes

A história de sucesso do empresário: João Claudino Fernandes
Elen Cristina
Sep. 10 - 9 min read
070

Esse post tomou uma direção totalmente diferente, a princípio iria expor o trabalho que eu fiz de uma visita técnica a fábrica da Guadalajara, só que não tem como postar o meu trabalho e não contar história da pessoa por traz de tudo isso. Agora vou contar um pouco da história de um grande empreendedor do meu estado Piauí que apesar do pouco estudo conseguiu se tornar um homem de sucesso, ele é dono de um dos maiores conglomerados empresariais do pais, para quem não conhece apresento a vocês: João Claudino (infelizmente ele faleceu em abril de 2020, aos 89 anos, vítima de complicações de um câncer, que já vinha enfrentando. Mais deixou lições valiosas)

Ele deu início aos negócios com um pequeno comercio, em cajazeiras uma cidade que fica no interior da paraíba. Em 1949, João Claudino percebeu que tinha talento para o comercio e vendeu o ponto que tinha para se unir com um dos seus 15 irmãos e ao pai. Em 1958, eles resolveram se instalar na cidade de Bacabal, no Maranhão. Em uma antiga usina de beneficiamento de arroz, e assim nasceu o Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino. Inicialmente eles tinham 13 funcionários em pouco mais de 200 metros quadrados. Apesar do sucesso, nem de longe se imaginava que aquela loja era a base de um grupo que hoje engloba 13 empresas, cujo faturamento chegou a R$ 3 bilhões em 2015, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) – e, somente as vendas do Paraíba, respondem pela metade desse valor. Ele começou muito simples e com muita dedicação, trabalho e esforço, com isso obteve muito sucesso.  

A princípio as outras marcas do grupo Claudino foram criadas para suprir as necessidades do Armazém paraíba: a Guadalajara para abastecer a loja de roupas; a Sucesso Publicidade para comandar o setor de propaganda; a Socimol para criar os móveis; a Onix S/A para produzir os colchões; a Halley para dar conta do material promocional; a Construtora Sucesso para realizar as obras do grupo; a Colon Equipamentos Rodoviários para dar suporte ao transporte das mercadorias; a fábrica de bicicletas Houston, hoje a maior da América Latina, abastece o setor de bikes do Paraíba; a Remanso atua com comercialização de soluções integradas de gestão de negócios e o Teresina Shopping (que foi o primeiro shopping de Teresina, e foi nesse shopping que eu fui ao cinema pela primeira vez, e acho que muita gente também tem essa memória) tem o Paraíba como sua maior âncora. 

Muitos não devem conhecer o grupo Claudino, mais ele é muito forte dentro do estado do piauí (agora também eles estão presente em outros estados, e algumas marcas fazem muito sucesso dentro e fora do estado) e quase todas cidades do estado tem uma loja do armazém paraíba, o grupo é muito importante para economia do estado do Piauí com a geração de empregos, inclusive foi na fábrica da Guadalajara que o meu pai teve a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O grupo também é dono da marca Houston bike que ficou muito conhecida em sua participação na novela da TV globo passione, além de fabricar bicicletas a Houston também tem uma linha de aparelhos fitnnes e ventiladores. Outra marca que faz parte do grupo é a de colchão ONIX que faz parte da SOCIMOL que é uma empresa especializada na produção de colchões e estofados, que são destaque principalmente no segmento hoteleiro, eles estão a 40 anos no mercado e sempre procuram investir em novas tecnologias e na qualificação dos seus funcionários, através de capacitações e viagens para eventos do ramo de fabricação de móveis e colchões em todas as partes do mundo, da Europa à Ásia. (Isso é em todas as empresas do grupo), além disso eles também tem um compromisso com a sustentabilidade e reaproveitando materiais do processo fabril que antes eram desperdiçados, além da realização de campanhas de arborização que se chama “Sinal Verde para a Natureza”, programas de “Racionamento de água” e “Racionamento de energia” também são adotados na Socimol e merecem destaque em razão do empenho de todos os funcionários para colocá-los em prática em nome da sustentabilidade. Tudo isso garantiu a eles o o certificado ISO 9001, concedido pelo Bureau Veritas. Tal certificação comprova que o sistema de gestão de qualidade da empresa segue os modelos internacionais, tendo como ênfase a satisfação dos clientes e demonstrando o compromisso com o alto padrão de seus produtos.

O seguimento deles de produção de vestuário é grande, e eles possuem várias marcas de roupas exclusivas para o armazém paraíba como: PINK YELLOW que tem uma pegada mais jovem e ‘’ descolada’’ já teve como garota propaganda a influenciadora Thaynara OG, VIZZUAL que já tem a pegada casual e elegante, Emepê que é casual e com toques de sensualidade e também possui uma linha de calçados, WIN de moda masculina. Também tem a METAL CHIC e ONIX Jeans que pertencem ao grupo Claudino e diferente das outras não são exclusivas das lojas do armazém paraíba. (Talvez você tenha algum produto que pertence ao  grupo e nem sabia, agora com o meu texto já sabe) O armazém paraíba ganhou duas vezes  2018 - 2019 o premio/certificado  de Great Place To Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar.

Eu e minha turma tivemos a oportunidade de conhecer e fazer uma visita técnica na fábrica organizada pela minha professora de TGA Yolette Dourado. (No dia da visita eu e as meninas paramos no lugar errado, lá e muito grande e tem várias entradas ainda bem que o motorista do uber levou a gente até a entrada certa e o segurança também estava avisado que teria a visita e nos informou que estávamos na entrada errada). A professora que nos mostrar na pratica como era e como funcionava uma grande fábrica. A nossa turma foi dividida em pequenos grupos para realização da visita, eu fiquei impressionada lá e muito grande tipo MUITO mesmo, e olha que a gente só visitou uma pequena parte comparada ao restante da fábrica. Depois da visita tivemos que fazer um relatório (OBVIO que a gente não ia só ‘’ passear’’) e foi fazendo esse relatório que tive a minha primeira experiência de Networking e para fazer o melhor trabalho possível, através do linkedIn procurei pessoas que trabalhavam na empresa e entrei em contado com uma moça que trabalha lá, ela foi muito gentil e me ajudou bastante com o meu trabalho.( na verdade minha amiga intermediou esse trabalho pois achei uma conta dela no twitter e como ela era muito ativa seria mais fácil do que esperar aceitar o convite no linkedIn e na época eu estava sem usar o twitter e minha amiga conversou com ela e foi me repassando tudo).

Existem várias Histórias sobre o  armazém paraíba, tem uma que nunca foi negada e nem confirmada que o ''seu joão''  tinha alergia a dinheiro(kkkk lenda), outra bem famosa  é que antigamente nos aniversários da loja, eles passavam com caminhões ou aviões pela cidade jogando bolas amarelas com a logo do armazém paraíba  para as crianças e isso marcou toda uma geração, a ideia surgiu como uma forma de agradar as crianças mais se tornou um sucesso e possuir uma bola dessas era como ter um troféu na época. Essa ação fez muito sucesso e ainda hoje é muito lembrada pelas pessoas(refizeram a entrega das bolas no comercial de aniversario de 60 anos do armazém paraíba). O fato é que o grupo Claudino está no dia a dia e na casa da maioria das pessoas do estado e fora dele,  e também nas memorias afetivas, e se perguntar para alguma pessoa do estado sobre o grupo Claudino com certeza ela vai contar a história da famosa bola amarela ou  contar alguma outra história. Outra coisa o João Claudino gostava de ser chamado de ‘’ seu João’’ e também poderia ser encontrado andando pelo Teresina shopping ou tomando um cafezinho por lá, ele também gostava muito de conversar com as pessoas (queria eu ter a oportunidade de trocar uma ideia com ele tomando um cafezinho) e mesmo com 89 anos ele não deixou de trabalhar, ele sempre estava presente e cuidando dos negócios. Enfim foi uma grande perda e fica aqui esse meu texto como uma homenagem e que os jovens conheçam e aprendam com os ensinamentos que ele nos deixou.

Sei que meu texto ficou enorme e não tem nem metade das coisas que ele realizou, então vou deixar aqui alguns links para quem quiser saber mais sobre.

Referencias e um pouco mais da história do grupo: https://cidadeverde.com/noticias/322662/veja-trajetoria-de-joao-claudino-e-suas-licoes-de-empreendedorismo

https://sites.armazempb.com.br/blog/institucional/armazempb-certificado-gptw/

https://www.oitomeia.com.br/colunas/allisson-paixao/2020/04/24/curiosidades-sobre-seu-joao-claudino-sim-e-verdade-que-ele-nao-gostava-de-dinheiro/

http://grupoclaudino.com.br/sobre/historia-sucesso/

http://grupoclaudino.com.br/empresas/nossas-empresas/

 


Report publication
    070

    Recomended for you