Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A fórmula do ouro (ou 05 dicas imperdíveis para escrever um e-mail de envio de currículo)

A fórmula do ouro (ou 05 dicas imperdíveis para escrever um e-mail de envio de currículo)
Bárbara Beatriz Camello
Jul. 31 - 5 min read
000

Como causar uma boa primeira impressão? Essa costuma ser a principal questão de quem fica na dúvida em relação a como realizar o contato inicial com uma empresa. Apesar da importância de seguir a marca e seus gestores nas redes sociais, comentando e engajando publicações, quando a conversa passa a ser realizada de maneira oficial tudo muda de figura. Em geral, esse momento acontece no envio do e-mail de candidatura para a vaga do seu interesse.

Há uma fórmula para condensar anos de preparação em um texto que precisa ser breve? Como captar a atenção do leitor em tão pouco tempo? Tem como fazer um e-mail funcionar como instrumento diferencial no processo de seleção? Olha, nada é preto no branco, por isso é preciso que, antes de tudo, você entenda o perfil da empresa que você deseja impressionar. Dito isso, vou dar cinco dicas que vão te ajudar a encontrar o melhor caminho para começar com o pé direito a sua relação com a empresa.

 

1- Com quem você está falando?

É preciso que você entenda o perfil da empresa com quem deseja se comunicar. A linguagem que eles utilizam é tradicional, ou usa gírias? Eles mantêm uma relação próxima com o público? Como é a cultura daquele local? Esses são questionamentos interessantes para que você faça antes de começar a escrever o seu e-mail. Se desde esse primeiro momento você conseguir mostrar identificação com a marca, pode ter certeza que o seu currículo será olhado com mais carinho.

Mas uma dica legal é: não abuse do direito que você nunca teve. "Como assim Bárbara?" Vou te explicar. Por mais que a marca para a qual você está se candidatando a uma vaga trabalhe com uma linguagem mais livre, com o uso de gírias e, por vezes, até mesmo das famosas palavras de baixo calão, você precisa ter limites e bastante respeito ao escrever o seu e-mail de envio do currículo. A linha entre mostrar integração com a empresa e parecer sem noção diante dos gestores é muito tênue, por isso tire um tempo para poder entender esse conceito e fazer aquela copy 10/10.

 

2- Saiba inciar uma conversa

Vou te dar uma situação: quando você quer puxar papo com um @ que parece top, você só chega mandando suas intenções, ou trabalha naquela boa resenha antes? Aposto que antes do "vamo? vamo" teve muito "E aí, tudo bem?". Acertei?

Por isso, é levando essa lógica em conta que eu vou te ensinar uma coisa que pode parecer óbvia, mas nem sempre acontece: o recrutador que vai ler o seu currículo também espera que você seja ✨gentil✨ antes de mandar o papo sobre os seus interesses na empresa. Nesse sentido eu tô falando do básico mesmo, começar o seu e-mail com um "Olá, bom dia! Tudo bem?" já vai te colocar quilômetros à frente da concorrência que não sabe nem começar a preparar o terreno. 

P.S.: Falo isso com experiência de causa no recebimento de e-mails mal educados. 

 

3- Ao se apresentar, mostre a que veio

Depois de iniciar o e-mail de forma educada, chegou a hora da apresentação. Basta dizer o seu nome e a vaga do seu interesse, o que facilitará a leitura dos recrutadores. Essa parte não tem mistério algum, vou dar um exemplo: "Meu nome é Bárbara Camello, tenho interesse em participar do processo seletivo para a vaga de Comunicação Social". Pronto, simples, direto e sem deixar abertura para que os recrutadores entendam a mensagem de forma errada.

 

4- Por que você é diferente?

Gaste um parágrafo para comentar algumas razões pelas quais você acredita que a  vaga deve ser sua. Mencione suas experiências profissionais ou acadêmicas e os conhecimentos que você possui que poderão ser aproveitados no dia a dia da empresa. Tudo isso, é claro, de acordo com a vaga do seu interesse.

Um erro comumente cometido nesta parte do e-mail é o exagero. Sinto lhe informar, mas se você escrever parágrafos de 10 linhas, nem o RH dos sonhos vai ler todo o seu texto. Por isso, escolha cerca de duas experiências prévias para mencionar e um principal conhecimento proporcionado por elas, o que deixará a sua copy enxuta e conseguirá manter a atenção dos recrutadores ao seu texto.

 

5- Se mantenha disponível

Após se apresentar e mostrar o porquê você deveria ser considerado para a vaga, é importante que você se demonstre disponível a responder futuras dúvidas que possam aparecer. Por isso, finalize o seu e-mail avisando aos recrutadores que o seu currículo está em anexo e que caso haja dúvidas, você permanecerá acessível para solucionar cada uma delas. 

Tem um vídeo que resume bem o que eu expliquei por aqui! Lá você vai encontrar um molde para o e-mail perfeito que, sem dúvidas, vai te garantir sucesso no processo seletivo!


Report publication
    000

    Recomended for you