Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

6 dicas para tornar seu ambiente mais compatível com o EAD

6 dicas para tornar seu ambiente mais compatível com o EAD
Renan Müller
Sep. 28 - 5 min read
010

A Educação a distância (EAD) para o ensino formal deixou de ser um futuro distante e utópico para estar presente no dia a dia, de estudantes do fundamental, médio, superior, até os níveis mais altos. Cada um tendo que lidar da melhor forma ao novo modo de educação, que sem dúvida tem vantagens e desvantagens.

Uma das coisas que pessoalmente mais me afetou foi a questão do espaço físico, esse é um ponto muito importante a ser discutido. Cada estudante tem diferentes níveis de acesso a bens e serviços, e na nossa realidade brasileira esse distanciamento é muito grande. Não irei me alongar neste texto, mas não posso deixar de falar sobre isso. É muito importante que ações de permanência estudantil sejam tomadas para garantir a todos o acesso às aulas e flexibilizações devem ser feitas para que as diferenças sociais afetem o mínimo possível os alunos em maior vulnerabilidade.

Sabendo dessa realidade, irei falar um pouco de coisa que estavam ao meu alcance, que fiz e me ajudaram a tornar todas essas horas de aulas síncronas, assíncronas e de estudos mais eficientes e agradáveis.

  1. Melhoria da internet - Isso é algo meio óbvio!! Mas aí vem o “pulo do gato”, o contrato com a NET/Claro já era meio antigo, a velocidade que estávamos recebendo nem é mais vendida, no fim, a conta ficou igual e a internet muito melhor. Tente ligar para a empresa e conversar sobre isso.

  2. Segundo monitor (No meu caso uma televisão usada que consegui com minha vó.) - Outro nível de produtividade e agilidade. Poder ler em uma tela e escrever na outra, acompanhar a aula e anotar as falas do professor, as possibilidades são quase infinitas e vale muito a pena. Na OLX ou no marketplace do Facebook dá para achar opções usadas bem em conta.

  3. Ter tudo à mão - Fiz algumas gambiarras no meu quarto (local onde estou estudando) para ter tudo com fácil acesso, fiz uma mesinha lateral com 2 bancos para usar de suporte e coloquei os livros em cima de outro móvel. Todo o material, água e comida que preciso está ao meu alcance, só preciso esticar o braço. Fiz isso para que não precise andar pela casa e ter a chance de perder o foco.

  4. Iluminação - Uma boa luminosidade ajuda muito na atenção e a espantar o sono. Acabei trocando a lâmpada que tinha por uma de bulbo led, ficou muito melhor, ilumina bem, mas não é tão fria (aquelas muito brancas) a ponto de incomodar! Tinha aqui em casa um abajur de prender na cama e também estou usando para deixar a mesa mais clara.

  5. Mural - Esse semestre estou com muitas matérias!! Um dos maiores problemas era lembrar quando seria aula ao vivo, gravado, leitura de algum texto, exercício, etc. Principalmente porque, já que os professores aumentaram muito o número de trabalhos, questionários e outras atividades que valem como presença e nota. Por isso imprimi todos os planos e cronogramas de aula e colei na parede que fica bem na minha frente.

  6. Fone de ouvido - Esse foi meu investimento mais alto, comprei um bom fone de ouvido bluetooth. Com ele posso ficar ouvindo várias horas sem cansar e não atrapalho as outras pessoas aqui em casa. Outra vantagem é que por ser sem fio consigo até sair do quarto enquanto permaneço ouvindo o que está acontecendo na aula.

Estou fazendo uma matéria que se chama Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), resumindo, é sobre práticas para melhorar o ensino a distância, que na situação é aprender e montar o avião enquanto voa. O próprio professor dessa matéria, que já existe a vários semestres, confidencializou para a sala que dizia isso mais para chocar seus colegas e que não acreditava realmente em uma mudança em curto período. E quem diria, aqui estamos nós, todos em suas casas sendo obrigados a fazer EAD.

E você? Fez alguma mudança em seu ambiente para ter as aulas à distância? Deixe ideias de como tornar o ambiente de estudo mais confortável! Eu só queria uma cadeira da Herman Miller, mas é tão cara que precisaria roubar um banco!! Não é merchan mas poderia ser, heim!! Patrocina a Comunidade do Estágio @hermanmiller!!


Report publication
    010

    Recomended for you