[ editar artigo]

5 lições que você pode aprender com a Anitta e aplicar em sua carreira

5 lições que você pode aprender com a Anitta e aplicar em sua carreira

No meu primeiro post aqui na comunidade, eu resolvi escrever sobre uma artista que eu, particularmente, considero ter uma carreira espetacular. Você pode até não gostar do gênero musical que ela canta ou até mesmo do jeito dela, mas o seu talento como empresária, gerenciando sua própria carreira e representando nosso país internacionalmente é inquestionável. 

Por isso, vim aqui trazer pra vocês algumas lições que todos nós podemos aprender com a Anitta, independente da carreira que você pretenda seguir, seu gosto musical ou afeição por ela. Vamos lá?

  1. Tenha um propósito

Quando Anitta, apenas Larissa na época, abriu mão de um emprego estável e desejado na maior mineradora do Brasil ela tinha um propósito bem claro na cabeça: se tornar cantora. Apesar de ser um sonho bem distante da realidade dela, apenas uma jovem nascida em Honório Gurgel, Zona Norte do Rio de Janeiro, saber do seu verdadeiro sonho e correr atrás dele foi essencial para que ela conseguisse chegar onde chegou.

O mercado de trabalho é um mundo bem cruel às vezes, então saber exatamente onde queremos chegar e traçar nossos planos, mesmo que isso pareça loucura para muitos, é essencial para nos mantermos firmes em nossos objetivos e alcançarmos nossa tão sonhada realização pessoal e profissional.

2. Se inspire em quem chegou onde você quer chegar

Sempre que perguntada quais eram suas referências na música, Anitta citava artistas de grande potência mundial, como Mariah Carey, Beyoncé e Rihanna. Para temos noção do que queremos e onde podemos chegar, é super importante estar ligada, mesmo que de longe, a pessoas que estão onde você gostaria.

Na nossa realidade, uma forma bem legal de conhecer mais sobre um profissional é analisar ele pelas redes sociais e, mais voltado para o campo profissional, o Linkedin. Pegue uma pessoa que super te inspira, seja famosa ou não, e dê uma olhada em seu Linkedin. Onde ela estudou? Qual faculdade cursou? Quais cursos complementares fez para se aperfeiçoar? Ter referências é super importante pra entender por onde começar e saber que é possível chegar lá.

3. Trabalhe seu Marketing pessoal

Ter características únicas, que te destaquem e diferenciem em um mercado tão competitivo é essencial para atingir o tão sonhado sucesso profissional. Anitta canta, dança, mostra ser uma mulher independente e que faz o que bem entende, além de sempre abordar e apoiar causas sociais. Por muito tempo, tivemos artistas que cantavam, mas não dançavam ou vice versa ou que nunca abordavam temas importantes e necessários e ter alguém com coragem de abordar assuntos que nem sempre vão trazer os melhores comentários e reações é um ato de coragem que influencia pessoas e deixa uma marca.

Para que seu sucesso seja sólido, é importante que você construa uma imagem única e isso vai muito além de fazer um ótimo trabalho. É importante investir nas redes sociais, participar de eventos da sua área, construir networking... Sabe aquela famosa frase, " quem não é visto, não é lembrado"? Pois bem, ela faz total sentido quando o assunto é marketing pessoal.

4. Tenha um bom networking

Em um mercado tão competitivo, onde o Q.I (Quem indica) é tão importante, ter uma boa rede de contatos de trabalho é essencial. Mas calma, você não vai sair por aí adicionando contatos no Linkedin e outras redes sociais e o networking vai ser criado. Tudo precisa ser feito de forma orgânica.

Novamente usando a Anitta como exemplo, ela por si só já é uma grande profissional, mas chegou um momento em que fazer parcerias era essencial para alavancar ainda mais sua carreira. Mas todo o processo que envolveu suas parcerias, antes de tudo, envolvia trocas. Os dois lados precisam sair beneficiados e de forma natural. Muitas de suas parcerias, como com J Balvin, Ludmilla, Maluma, Pabllo Vittar, trouxeram benefícios comerciais para os dois lados, além do desenvolvimento da carreira de todos.

Na criação do networking é importante que você tenha algo a oferecer. Naturalmente, os laços serão criados e, mais lá na frente, o retorno por aquela "ajuda" ocorrerá, seja por meio de uma indicação para uma oportunidade incrível ou até mesmo um meet com aquela super inspiração da sua carreira. O segredo é sempre pensar no outro primeiro. Como eu posso agregar na vida dessa pessoa? 

5. Invista em você

Como todos nós sabemos, Anitta é uma poliglota incrível. Possui músicas em inglês, espanhol, italiano, francês... E todas essas conquistas não vieram à toa. Para que conseguisse atingir o maior número de países possível, e consequentemente um público maior, foi essencial que ela investisse nela. 

Para que você se torne um diferencial no mercado, antes de mais nada, é extremamente importante que você invista em suas habilidades e naquelas que todos precisamos ter, quase que obrigatórias, como idiomas (inglês e espanhol principalmente), cursos de aperfeiçoamento, leituras e tudo que possa agregar ao super profissional que você quer ser.

Se tornar bem sucedido tem a ver com construção. Aos pouquinho, construindo e/ou aperfeiçoando o que você tem de melhor e o que o mercado precisa, você se tornará o profissional de sucesso que tanto deseja. E aí? Como anda a construção da pessoa que você quer se tornar? 

 

Comunidade do Estágio
Ana Glaucia Cardoso
Ana Glaucia Cardoso Seguir

Estudante de Comunicação Social na UFRJ. Apaixonada por cativar as pessoas através da criatividade. Aqui escrevo sobre tudo, sempre considerando minhas experiências e minha realidade.

Ler conteúdo completo
Indicados para você