Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 formas de introduzir (e manter!) o hábito da leitura em nossa rotina

5 formas de introduzir (e manter!) o hábito da leitura em nossa rotina
Mariana Fekete Oshima
Nov. 25 - 5 min read
010

Falei recentemente aqui na comunidade sobre como a leitura é um excelente combustível para o pensamento crítico. Trata-se de um hábito essencial para qualquer ser humano, além de trazer incontáveis benefícios para a saúde mental e intelectual. No entanto, pouco ainda se fala sobre a adoção da leitura como algo recorrente em nossas vidas.

A maioria de nós sabe ou ouve falar da importância da leitura, mas como torná-la um hábito, afinal de contas?

Confira a seguir 5 formas de introduzir a leitura no seu dia a dia:

1 - Físico ou digital? os dois!

Para muitos leitores, sobretudo das gerações mais velhas, trocar o livro impresso pelo e-book é um tanto complicado, por tratar-se de um formato o qual não estão acostumados.

No entanto, o mercado dos livros digitais tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, como indica uma pesquisa da Nielsen em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, divulgada em agosto deste ano. O faturamento do mercado editorial brasileiro aumentou em 115% com conteúdo digital (que inclui e-books e audiolivros) de 2016 a 2019. Além disso, trata-se de um formato marcado pela praticidade, podendo ser lido pelo celular, tablet, computador ou kindle, fora a rentabilidade para o consumidor, já que o preço de um e-book em comparação ao livro físico pode representar uma diferença de cerca de 20% a 30%, por não envolver custos com impressão, lucro das livrarias e outros acréscimos no valor final, sendo assim um produto bem mais acessível.

Plataformas como a Amazon, Google Play Livros e até Wattpad são excelentes opções para encontrar livros digitais (alguns até gratuitos!) e começar a fazer da leitura um hábito.

 

2 - Encontre o seu gênero literário preferido.

Ler vários tipos de livro é primordial, porém se queremos tornar a leitura parte da rotina, de nada adianta começar por livros que não temos o mínimo interesse

Pense nos clássicos da literatura os quais éramos confrontados e obrigados a ler na época da escola, e tente se lembrar das suas reclamações ou as dos colegas a respeito desses livros. Lembrou? 

A questão das reclamações não diz respeito a obrigatoriedade da leitura, e muito menos a qualidade de tais livros que é inegável, mas a nossa maturidade quando os lemos. São livros densos, com uma linguagem mais rebuscada e que por isso mesmo, podem não chamar tanto a atenção de um adolescente que não possui o hábito de ler. Não seria mais interessante para esse adolescente em questão começar a ler livros que vão de encontro a assuntos que ele possui maior afinidade?

Independente de qual seja o seu assunto de interesse, pode ter certeza: há um livro sobre ele. Por isso, busque um gênero literário que você se identifique.

Seja romance, HQ ou não-ficção, pouco importa o seu tipo de livro preferido, o que importa é ler.

 

3 - Leia todos os dias.

Nem que seja por somente 10 ou 15 minutos, ler diariamente é o diferencial para adotar o hábito de vez. Reserve um momento do dia só para isso, e absorva cada frase em seu próprio ritmo. Com o tempo, a leitura se tornará mais fluída, seu entendimento mais claro, e ter um livro a mão será mais que um hábito, mas uma necessidade.

 

4 - Terminou um livro? Comece outro.

Ao terminar um livro, por vezes temos a tendência de não começar outro logo em seguida, e isso atrasa ainda mais o objetivo. Por isso, não permita que a preguiça se instale, e procure engatar uma leitura na outra.


 

5 - Tenha lembretes.

Independente do formato do livro que você esteja lendo, obrigue-se a lembrar dele todos os dias. Se for físico, deixe-o em um local que esteja sempre à vista, como a escrivaninha ou a cabeceira do seu quarto, se for e-book ou audiolivro, crie um lembrete no celular, anote em sua agenda, ou mesmo cole um post-it com o lembrete em algum lugar visível. Aqui vale o ditado: quem não é visto, não é lembrado!

 

Não se esqueça que adquirir um hábito leva tempo, implica falhas, repetidas tentativas, administração de tempo e muita força de vontade. Portanto, ainda que demore para trazer a leitura definitivamente para a sua vida, você é mais do que capaz. Nunca é tarde para tornar-se leitor, e mais importante do que o tempo que se leva, é a atitude de dar o primeiro passo e começar a ler.

 

Plataformas:

Amazon: 

https://www.amazon.com.br/kindle-store-ebooks/b?ie=UTF8&node=5308307011

Google Play Livros:

https://play.google.com/store/books

Wattpad:

www.wattpad.com

 

Referências:

- Todos os GIFs utilizados nesse texto foram retirados do Pinterest.

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/08/venda-de-livros-digitais-cresce-115-em-tres-anos-mostra-pesquisa.html

https://www.terra.com.br/noticias/dino/livros-digitais-ampliam-o-acesso-a-leitura-do-brasileiro-e-movimentam-setor,c9c8bf9b3a1a295c4f3ab416dfd3474bz4crjbmy.html


Report publication
    010

    Recomended for you