Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 dicas para não procrastinar e ser mais produtivo

5 dicas para não procrastinar e ser mais produtivo
Suzana Emiliano
Mar. 31 - 3 min read
000

1) Organize seus horários

Nem todas as tarefas que fazemos são prazerosas e é esse um dos motivos de procrastinação.
Aquela atividade que não gostamos de fazer gera em nós um sentimento negativo, por isso, adiamos.
Definir os horários de execução das atividades, com hora para começar a fazer e terminar ajudará a manter-se mais disciplinado.

 

2) Estabeleça seus objetivos e estipule suas metas

Estabelecer uma lista com metas claras é fundamental para auxiliar na realização das tarefas. Mas, lembre-se, as metas precisam ser alcançáveis e realizáveis.

Exemplo: você tem um material que precisa estudar para entregar um trabalho. Ao invés de ler todo o material de uma só vez, pode-se dividir a leitura em alguns dias e reservar o último dia para o fechamento do trabalho.

 

3) Estabeleça prioridades

Qual a importância de determinada atividade, qual o prazo para entregá-la?
Se a tarefa não for concluída, em algum momento ela se tornará urgente. Saiba qual tarefa deve ser executada primeiro, para não prejudicar sua organização.
Dedique a atenção necessária para a execução da tarefa. É muito comum iniciarmos uma atividade e por fazermos várias coisas ao mesmo tempo, nos dispersarmos e não concluirmos o que deveria ser feito.

 

4) Bloqueie estímulos externos

Silenciar as notificações do celular, por exemplo, pode ajudar você a focar na atividade que precisa ser executada. Isso porque, muitas pessoas têm dificuldade para iniciar e terminar algumas tarefas, ao ouvir uma notificação de mensagem, a pessoa se distrai, irá responder e sem perceber já estará checando suas outras redes e nisso, boa parte de seu tempo foi gasto. Ao organizar as pausas durante as atividades, consegue-se destinar uma parte do tempo para responder e se entreter nas redes sociais.

 

5) Reserve um momento para si.

Estudos de gestão do tempo orientam que nos finais de semana a lista de tarefas precisa ser menor, assim você consegue cumprir tarefas dos outros dias que não foram executadas e também consegue destinar uma parte do tempo para o lazer.

É muito importante reservar momentos para si durante a semana, períodos para descansar, relaxar, praticar um hobby ou até mesmo não fazer nada. Isso ajuda a reduzir a preocupação e o estresse do cotidiano, fatores que causam desgaste e geram procrastinação.



Report publication
    000

    Recomended for you