Você aí, estudante!
Sabia que interagir também faz parte do investimento do sucesso profissional?
As redes sociais para acadêmicos permitem interações relevantes.
Mas afinal...
O que são as redes sociais acadêmicas?
As redes sociais acadêmicas são plataformas de colaboração e comunicação online, onde autores podem interagir e divulgar os seus trabalhos de investigação entre a comunidade acadêmica.
Por meio delas, é possível:
- Divulgar trabalhos científicos;
- Acessar outros trabalhos;
- Contribuir para o movimento de acesso aberto na ciência;
- Promover divulgação e popularização científica;
- Aumentar a visibilidade de pesquisas acadêmicas;
- Aumentar a probabilidade de ser citado(a);
- Produzir e acessar publicações relevantes;
- Receber feedbacks de membros da rede;
- Criar ou fortalecer o Networking;
- Se manter atualizado acerca de sua área de atuação.
Confira as três redes sociais acadêmicas mais conhecidas:
1 - Academia.edu
Criada nos Estados Unidos em 2008, a Academia tem o idioma inglês como o oficial. Agrega aproximadamente mais de 70 milhões de usuários. A academia permite a criação de perfil e interação entre os membros, trocar mensagens e solicitar feedbacks. Nele você confere artigos publicados, seja recentemente ou há alguns anos, perguntas que o seguidor fez para outros membros e as respostas. Possui também um mecanismo que avisa por e-mail toda vez que algum pesquisador de sua lista de seguidores publicar um artigo.
2 - ResearchGate
A rede social ResearchGate surgiu um poucos depois da Academia. Ela foi criada por médicos virologistas e um cientista da computação. Conta, aproximadamente, com mais de 15 milhões de usuários. Fornece a possibilidade de realizar upload de artigos, pôsteres e dados para um repositório online. Cada um dos usuários é capaz de conhecer a atividade de usuários que ele segue, bem como receber análises com o número de vezes em que seus artigos foram lidos e citados. Mesmo que você não tenha se afiliado a rede, você pode consultar os tutorias disponibilizados na página principal.
3 - Penprofile
O Penprofile permite a criação de perfil, plataforma para artigos e blogs, criação de grupes, análise de pesquisas e notícias acadêmicas como, por exemplo, vagas de emprego e chamada para trabalhos e conferências.
Qual rede social é melhor pra mim?
Depende de circunstâncias particulares.
Se você faz parte de um grupo considerável que já está ingresso na redes, afilia-se. Oportunidades de interação, de acesso a informação que te ajudam vão se abrir nessa rede.
É possível participar de mais de uma rede, mas decida se isso será recompensador. A administração da rotina profissional é importante.
Você sabia disso ou estava por fora?
Que tal ajudar outras pessoas compartilhando esse artigo?
referências: viacarreira