Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

3 motivos para você assumir a diretoria executiva no seu grupo universitário

3 motivos para você assumir a diretoria executiva no seu grupo universitário
Julia Vizotto
Aug. 13 - 5 min read
070

Já passou pela sua cabeça se tornar presidente, vice-presidente ou diretor(a) do seu grupo universitário?

Empresa Júnior, Atlética, Enactus, Bateria Universitária. Vários desses (e alguns outros) grupos universitários são compostos por uma diretoria executiva e colaboradores(as). Na maioria das vezes, a diretoria é quem representará o grupo em situações externas, como reuniões para estabelecer parcerias, contato com a universidade e corpo discente, etc.

Hoje vou comentar um pouquinho sobre a diretoria executiva e por que você deveria se propor a estar nela.

A diretoria executiva é composta pelos setores-chave de cada órgão e é responsável por elaborar o planejamento estratégico do grupo. Ou seja, ela será responsável estruturar os objetivos e direcionar colaboradores(as) no caminho de seu propósito, além de possuir impacto direto na criação e cultivo da cultura organizacional do grupo.

Participei de diversos grupos durante a minha graduação e atuei na presidência da bateria universitária da minha faculdade. Hoje vou contar sobre 3 aprendizados-chave que obtive durante esse processo e que foram essenciais pra mim.

lets go GIF

3 motivos para você assumir a diretoria executiva no seu grupo universitário

1. Desenvolver sua visão estratégica

Visão estratégica, de forma resumida, é entender os objetivos principais do grupo para estabelecer um planejamento com metas que o direcionem a alcançar esses resultados.

Nem todo mundo entra na universidade sabendo como se planejar de maneira estratégica, assim como eu. No começo da faculdade, visão estratégica me parecia meio abstrato e inalcançável. Além de compor a diretoria executiva da bateria, participar da empresa júnior ajudou a entender na prática a importância do olhar estratégico.

Estar a frente de um grupo te exigirá entender onde seu grupo quer estar no futuro e quais são seus objetivos principais e, a partir disso, definir as metas e ações que orientarão o time e que trarão os maiores impactos.

Pode não ser um requisito nos processos seletivos, mas acredito que esse olhar nos auxilia a priorizar o tempo e recursos em ações que realmente resultem em impactos direcionados aos objetivos principais - e ele pode fazer toda a diferença para desenvolver atividades de forma assertiva no estágio (e na vida).

playing old man GIF by Disney Pixar

2. Desenvolver sua visão sistêmica

A visão sistêmica é a capacidade de enxergar um cenário por completo, entendendo o funcionamento de cada parte do grupo e suas interações, seus pontos fortes, fracos e a serem melhorados, além dos impactos e consequências que as tomadas de decisões exercerão sobre as partes.

Assumindo esse papel, você provavelmente será a pessoa procurada para resolver problemas mais complexos que outras pessoas não conseguiram resolver e fará as tomadas de decisões mais importantes. Ter a visão ampla do grupo será essencial para que as decisões sejam assertivas e levem todas as variáveis em consideração.

Com certeza cada lugar possuirá seus processos e interações, então, em cada ambiente a compreensão do todo será diferente. Mas, o ponto-chave aqui é entender a importância da capacidade de enxergar o todo de maneira sistêmica tem para seu desenvolvimento como profissional. Te permitirá entender seu papel e seu impacto a fundo de forma concreta e real em um projeto (podendo ser até um canal de motivação para o desenvolvimento de suas atividades).

Zoom Out GIF

3. Desenvolver sua comunicação

Pode parecer clichê, mas é real. A comunicação é um instrumento chave para a construção de relacionamentos.

Obviamente, a necessidade de saber se comunicar não é somente se você assume cargos de diretoria. Mas estando nessa posição, ela será imprescindível pois pode impactar diretamente nos resultados.

Ter conhecimento dos objetivos, prazos e necessidades e saber se comunicar para alinhar as expectativas e dar feedbacks de maneira clara, assertiva e humanizada pode trazer um baita impacto positivo no seu grupo.

É o ambiente perfeito para desenvolver a sua comunicação, pois estará lidando diretamente e diariamente com pessoas. Sobretudo, explorar a comunicação não violenta. Uma comunicação falha e violenta é uma bomba relógio que pode destruir o relacionamento do grupo e gerar impactos negativos incalculáveis.

wta love sports sport celebration GIF

Essas são as 3 habilidades que desenvolvi estando em um papel de diretoria executiva e acredito que assumir essas posições dentro do seu grupo pode te agregar e trazer aprendizados sensacionais.

Se proponha a viver essas experiências.

Pega essa chance, vence o medo e encara esse desafio. Tenho certeza que vai ser engrandecedor!

Comenta aí se já participou de algum processo eleitoral, coordenou algum grupo universitário ou se tem vontade de ter essa vivência pra gente trocar experiências! 😊


Report publication
    070

    Recomended for you