Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

3 dicas para fazer uma boa apresentação

3 dicas para fazer uma boa apresentação
André Wanderley de Melo
Aug. 7 - 5 min read
000

Provavelmente, em algum momento da sua vida você já deve ter se deparado com uma apresentação como essa aqui:

E é bem provável que você mesmo já tenha feito slides assim. Pois é, eu já fiz apresentações desse jeito. Isso se deve ao fato que nunca me ensinaram a fazer apresentações e acredito que você também não tenha sido ensinado. Simplesmente, um belo dia eu estava na escola e um professor passou um trabalho para fazer em grupo que devia ser apresentado no PowerPoint. Quando me reuni com meu grupo a primeira coisa que fizemos foi abrir o programa e escrever tudo o que nós iríamos falar para não esquecer na hora da apresentação. Colocamos algumas imagens para ilustrar e pronto. Ah, e não pode faltar um slide de "Obrigado!" no final né?!

Esse é o padrão de muitas apresentações tanto na área educacional como na área empresarial. As pessoas estão tão acostumadas com esses padrões que nunca buscam fazer algo diferente. 

Agora você deve estar se perguntando, e como que eu posso fazer para mudar isso?? E aqui vão 3 dicas para você começar a fazer a diferença nas apresentações onde quer que você esteja.

1- Não comece pelo PowerPoint

Quantas vezes você estava indo começar a preparar uma apresentação e ficou travado(a) nessa tela?

A primeira coisa a se fazer é entender a sua audiência. Por que essas pessoas estão lhe assistindo? Qual o nível de conhecimento delas sobre o assunto que você vai falar? O que você quer que o público faça depois? Essas são só algumas perguntas que você pode fazer para poder entender o que fazer para deixar a sua audiência atenta. Faça uma apresentação de modo que a plateia se sinta inserida nela e fique atenta durante todo o tempo.

2- Prepare um bom roteiro

Escreva sua apresentação do começo ao fim. Pode ser num bloco de notas, no Word, no caderno, apenas coloque tudo o que você deseja falar. Escolha como você vai começar a apresentação de uma forma que a plateia fique interessada em assistir até o final. Pense no que colocar durante a apresentação como por exemplo algum quiz ou algum jogo. Seja criativo e procure sair do padrão, mas se atentando para não exagerar e ultrapassar os limites. Por fim, prepare um final para que as pessoas saiam dali com a mensagem principal da sua apresentação e lembrem de você.

3- Abra o PowerPoint

Não necessariamente precisa ser o PowerPoint. Temos o Google Slides, Canva, Keynote que também são programas que fazem apresentações. O importante aqui é que apenas depois de conhecer a audiência e de elaborar um roteiro você deve abrir o programa para fazer o design da sua apresentação. Após seguir esses passos você não vai mais ficar travado na tela em branco sem saber o que colocar. Vou dar algumas sugestões abaixo que deixarão suas apresentações mais claras e atrativas:

  • Não coloque muito texto;
  • Utilize imagens de boa qualidade;
  • Cuidado com fontes muito pequenas;
  • Procure por designs de apresentações para usar como inspiração;
  • Utilize elementos visuais como imagens, ilustrações e ícones;
  • Termine sua apresentação com uma frase motivacional, com seus contatos ou com um resumo do que foi visto.

Lembre-se que o slide é apenas um apoio visual, a sua fala é tão importante quanto um slide bem feito. Então sempre que possível deixe as informações nas suas apresentações o mais objetivas possível, para que as pessoas prestem atenção em você e não se distraiam tentando entender o que está escrito no slide.

E já que você chegou até aqui vou dar mais uma dica bônus.

Bônus: Treine bastante sua apresentação

Assim como em qualquer esporte, para fazer uma boa apresentação precisamos treiná-la. Mas não é só passar os slides e lembrar mentalmente o que você vai falar em cada um. Procure preparar um ambiente imaginando que você está no local onde vai fazer sua apresentação, seja ela online ou presencial. Fale em voz alta como se estivesse apresentando e se você puder grave um vídeo seu apresentando para poder ver onde pode melhorar. Caso não consiga fazer isso, você pode gravar um áudio falando a apresentação e em alguns momentos do dia você se escuta para fixar seu roteiro. Isso diminui as chances de você esquecer de algo importante durante a apresentação.

Think GIFs - Get the best GIF on GIPHY


Report publication
    000

    Recomended for you