[ editar artigo]

Resenha O Poço. (Contém spoiler)

Resenha O Poço. (Contém spoiler)

O que dizer desse filme que mal vi e já viajo pakas?

Atenção crianças: o filme é baseado em alimentação, então se você tem um estômago delicado não o veja.

Trata-se de uma prisão onde não ha nada pra fazer além de comer. Só que a alimentação é um tanto diferente. Uma mesa de jantar desce pela prisão e quem está em baixo come as sobras dos de cima. As pessoas ficam um mês em cada nível e são trocadas no final do ciclo, assim que um gás as faz dormir para irem pra outro nível. Pode ser em cima, pode ser em baixo, há mais de 200 celas isso dá 200 fatorial de probabilidade sendo que você fica sempre com seu companheiro.

O filme aborda algumas questões, tais como:

Vicio

Decidido a parar de fumar o principal se habilita a ficar na prisão. Em sua entrevista ficou bem claro que ele só poderia sair em um determinado período de meses e que ganharia um certificado homologado.
É normal pessoas se submeterem a internações para poder largar seus vicios. O fato é que ele escolheu um lugar um tanto diferente para tratar o seu caso.
Se eu fosse ele não fumava era nunca mais.

Pirâmide social

Os de cima não falam com os de baixo que consequentemente se recusam a falar com quem está a baixo e forma-se um ciclo. É uma forma meio que escancarada de ver como a sociedade sempre agiu. Claro, não devemos levar isso ao pé da letra, mas em alguns casos são como o do filme. Seja na vida profissional ou pessoal. Algumas pessoas tem cabeça limitada.

Racismo

O filme não esconde de maneira alguma a maneira como negros são tratados. Há estados, lugares, pessoas em que isso está enraizado. Logo se você que está assistindo o filme está chocado, imagine se pensar que essa metafora do filme está infelizmente presente no cenário atual.

Crianças são o futuro



No final a criança uma criança é encotrada intacta e sobrevivendo escondida dentro da prisão. As regras são bem claras, não podem existir menores de 16 anos dentro dessa. Isso nos faz pensar como aquela criança está ali. Será que ela realmente existe ou é um delírio do personagem que está a beira da morte depois de uma luta. A mensagem talvez seja que a inocencia, pureza de uma criança sempre vai estar acima desse mundo tão cruel que a gente vive e que a covardia nunca vai superar. Pode ser letra de uma música, mas foi lançada a braba no filme.



Será que gentileza gera gentileza?

Em um momento, a entrevistadora vai parar dentro do Poço junto com o personagem principal. Ela tenta fazer educamente com que as pessoas deixem comida umas para outras. Pega um prato e divide em dois pratos para os de baixo pegarem. Mas eles não a escutam e a justificativa é que os de cima não dividem a comida. Até que seu companheiro de cela diz que se eles não dividissem iria defecar em cima da comida e era pros de baixo passarem a mensagem. Como eles estavam no nivel 8, ficou dificil saber se a mensagem foi realmente passada a diante. Mas pelo menos os de baixo ouviram.

Insight

Numa prisao em que há mais de 200 niveis se os de baixo comem o que os de cima comem, as pessoas poderiam pensar no dia de amanha. Se cada um comesse uma porção moderada e deixasse para os outros haveria comida para todos e não deveriam chegar nem ao nivel de canibalismo que o filme trata com quem chega as camadas mais baixas. Mas não, "acordei em cima não vou fazer nada pelo de baixo".
"Eu que estou no nivel 31 sou mais privilegiado que o que esta no nivel 42." Sendo que amanhã padrins, ce pode acordar no 211. Estabilidade não existe. E outra, você poderia comer melhor se soubesse dividir.

Comunidade do Estágio
Paula Suzart
Paula Suzart Seguir

Universidade Federal Fluminense/ Estácio

Ler conteúdo completo
Indicados para você