Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

O currículo de Leonardo da Vinci

O currículo de Leonardo da Vinci
Natalia Cavarra
fev. 28 - 3 min de leitura
3 Curtidas
2 Comentários
0

Ciao a tutti! Como stai?

 

Todos nós conhecemos Leonardo da Vinci não é mesmo?! Mas vocês sabiam que além de pintor, botânico, escritor, escultor, anatomista, designer e inventor (ufa!) ele foi a primeira pessoa que escreveu o que chamamos de currículo hoje?

 

Apesar de criar as famosas obras Monalisa e a Última Ceia, Leonardo precisou buscar um emprego. No ano de 1482 aos seus 30 anos, Leonardo Da Vinci escreveu uma carta com onze tópicos que continha uma lista de habilidades para Ludovico il Moro, o Duque de Milão.

 

Embora fosse um artista talentoso, Leonardo não escreveu sobre o que ele era mais conhecido, mas o que ele poderia realizar de novo ao Duque.

 

Há 500 anos ele pensou em algo que as empresas buscam nos candidatos: o que ele poderia trazer de novo para empresa e o porquê é o melhor profissional. Leonardo era um gênio e sabia se vender muito bem!

 

Image for post

 

Abaixo a lista criada por da Vinci

 

1 – Sou capaz de criar pontes, grandes, mas administráveis, tanto para atacar os inimigos quanto para escapar deles; e pontes para usar em batalhas, capazes de resistir ao fogo, fáceis de montar e desmontar; e sei como queimar a dos inimigos.

2 – No caso de um ataque, sei como remover a água das valas e criar máquinas de ataque adequadas para esse fim.

3 – Se, sempre em caso de ataque, a fortaleza for inatacável por bombardeiros normais, sou capaz de destruir todas as fortificações, mesmo as mais resistentes.

4 – Projetei bombas muito úteis que lançam projéteis à semelhança de uma tempestade, de modo a criar medo e confusão no inimigo.

5 – Consigo conceber e criar, de maneira silenciosa, caminhos subterrâneos para chegar a um local específico, passando por baixo de valas e rios.

6 – Construirei carros cobertos, seguros, inatacáveis e equipados de artilharia, que conseguirão quebrar as fileiras inimigas, abrindo caminho para a infantaria, que avançará com facilidade e sem obstáculos.

7 – Se houver necessidade, construirei bombardeiros, morteiros e canhões [para atirar pedras e “balas”] lindos e funcionais, elaborados de uma nova maneira.

8 – Se as bombas não forem suficientes, farei catapultas, manganelas, balestras [máquinas para atirar pedras e “fogos”] e outras máquinas de guerra eficazes, ainda de forma inovadora; construirei, com base na situação, infinitos meios de ataque e defesa.

9 – No caso de uma batalha no mar, conheço instrumentos eficazes de defesa e ofensas e sei como fazer navios que possam suportar qualquer tipo de ataque.

10 – Em tempos de paz, sou capaz de satisfazer qualquer pedido no campo da arquitetura, em edifícios públicos e privados e na concepção de obras de canalização de água.

11- Posso fazer esculturas em mármore, bronze e terracota e pinturas de qualquer tipo.

 

 

E aí, vocês contratariam o Leonardo? (:

 

 

Texto em inglês aqui link .

 


Denunciar publicação
3 Curtidas
2 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você