[ editar artigo]

Como ter autocontrole no trabalho?

Como ter autocontrole no trabalho?

 

O profissional deve ter autocontrole no trabalho para performar melhor. Sem falar também que ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa desequilibrada.

O autocontrole é fundamental não só para o trabalho, mas como também para a vida pessoal. Quem tem esta virtude, tem grandes chances de ter sucesso em qualquer coisa que vier a fazer.

Vamos ver agora como ter autocontrole no trabalho:

 

1 – Seja Resiliente

 

O profissional tem que estar preparado para o que der e vier. O estoicismo diz que ele deve estar preparado para o pior desde que trabalhe para alcançar o objetivo pretendido.

Preparar-se para o pior significa que a pessoa tem que ser prudente. Isso não significa que ela tem que ser resignada com a vida. Pelo contrário.

Quem terá êxito em qualquer coisa na vida é aquele que tiver jogo de cintura. Afinal de contas, a vida é um caos com certos bolsões de organização.

Isso significa dizer que a vida tem momentos tranquilos e agitados. Cabe a você fazer do limão uma limonada quando for submetido aos desafios.

 

2 – Busque por Autoconhecimento

 

Segundo a máxima socrática, conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio. Isso significa dizer que o autoconhecimento é importantíssimo para quem quer ter sucesso profissional.

Sem a percepção das suas qualidades e defeitos, fica difícil saber como obter a performance ótima no trabalho. Quem tem o autoconhecimento, sabe como tirar proveito das suas qualidades para, deste modo, compensar os seus pontos fracos.

 

3 – Seja Assertivo

 

Ser assertivo não é a mesma coisa do que dizer a 1ª coisa que lhe vem a cabeça, mas sim dizer as coisas sem rodeios. No meio corporativo, os profissionais não têm tempo para firulas desnecessárias.

Se você não pode comparecer à reunião, por exemplo, diga que não poderá ir nela de forma educada. Dizer “não” não significa que você é rude.

No mundo moderno, a assertividade é a rainha da vez pois a comunicação ficou mais rápida quando comparada aos tempos passados.

E convenhamos. Entre lidar com uma pessoa que enrola e não chega a lugar nenhum (ou demora uma eternidade para chegar ao cerne da questão) e uma outra que vai direto ao ponto, preferimos lidar com a 2ª pessoa.

Portanto, seja assertivo e terá êxito em qualquer coisa que vier a fazer na vida, sobretudo na profissional.

 

Curtiu o artigo? Curta, comente e compartilhe ele.

 

Fontes

 

https://images.unsplash.com/photo-1521898284481-a5ec348cb555?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=1974&q=80

https://www.pensador.com/frase/NTY1NTQ/

https://www.sbie.com.br/blog/4-dicas-para-manter-o-autocontrole-emocional-no-trabalho/

Comunidade do Estágio
Allan Jardim Ribeiro Salvino
Allan Jardim Ribeiro Salvino Seguir

Sou estudante do curso de Direito e colunista oficial daqui. São os meus hobbies: filosofar, escutar músicas, ler livros e escrever.

Ler conteúdo completo
Indicados para você