[ editar artigo]

8 Dicas de Como Administrar Melhor o Tempo

8 Dicas de Como Administrar Melhor o Tempo

Todo mundo tem as mesmas 24 horas. Mas, o que diferencia uma pessoa da outra é a forma como cada uma administra o seu tempo.

Nem sempre a pessoa que está sempre ocupada é a que melhor performa no trabalho, nos estudos etc. A pessoa que administra bem o seu tempo terá sucesso em qualquer área da sua vida.

Segundo o artigo do The Journal, as pessoas ocupadas demais têm diversos problemas psicológicos e físicos, inclusive na realização de atividades simples. Elas também gastam mais tempo do que a média fazendo as tarefas mais complicadas.

Se você é uma pessoa muito ocupada, este artigo é para você. Listarei abaixo 8 dias imperdíveis para você gerenciar melhor o seu tempo.

 

1 – Organize o seu trabalho de acordo com a sua energia

Ciente dos seus níveis de energia no decorrer de um dia, você usará os períodos em que está melhor disposto para fazer o trabalho duro e os outros instantes para fazer atividades mais simples.

Darei um exemplo para ilustrar esta ideia melhor. João é uma pessoa matutina. Ele faz as tarefas mais complicadas de manhã ao passo que realiza as mais fáceis à tarde.

 

2 – Planeje seu dia na noite anterior

Na noite anterior, faça o planejamento do dia que virá para que você saiba exatamente o que fazer nele. Lembre-se: um navio sem uma rota não vai a lugar algum.

 

3 – Comece o dia com o trabalho mais desafiante

Por mais tentador que seja deixar a tarefa mais desafiante para o final do dia, o recomendável é você fazê-la primeiro. É legal fazer isso pois você vai se sentir realizado após realizá-la. Isso será um estímulo no decorrer do dia.

Caso você tenha dúvidas sobre por qual tarefa começar, faça uma lista e comece pela atividade mais desafiante. Feito isso, realize as tarefas mais simples.

 

4 - Delegue tarefas

Você não é o Superman. Risos. Não dá para resolver tudo sozinho. Nestas horas, o legal é delegar as tarefas simples. Assim, você ficará plenamente focado nas atividades mais importantes.

São os requisitos para você delegar uma tarefa para alguém:

1º - pessoa honesta e apta para fazer a atividade designada por você;

2º - fornecimento de informações claras, seja via escrita ou oral;

3º - definição:

3.1 – dos prazos; e/ou

3.2 – dos resultados.

 

5 – Automatize tarefas repetitivas

É legal você automatizar certas tarefas diárias para que consiga ter tempo livre ou mais tempo para atividades essenciais. Fazendo isso, a sua gestão do tempo será muito mais eficaz.

São tarefas as quais você pode automatizar em menos de 10 minutos:

1ª – criação de respostas padrões para não perder tempo reescrevendo a mesma coisa inúmeras vezes;

2ª – anotação das principais atividades em uma agenda física ou virtual;

3ª – criação de modelos de planilhas e relatórios os quais você precisa entregar para o seu chefe semanal ou mensalmente.

 

6 - Defina restrições de tempo

É legal estipular um tempo para a realização de cada tarefa. Isso faz com que você fique hiperfocado na atividade. Existem diversas formas para limitar o tempo, sendo a mais famosa a do Pomodoro.

Fazendo isso, você cria um senso de urgência para fazer a tarefa, mesmo que precise usar uns minutos a mais para terminá-la.

 

7 – Elimine as distrações

As distrações prejudicam a sua produtividade e diminuem a sua concentração. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, a pessoa leva, em média, 23 minutos para focar-se na atividade após se distrair.

São as dicas para você eliminar as distrações:

1ª – desative todas as notificações do seu celular, computador ou tablet;

2ª – evite deixar o seu celular à mão;

3ª – trabalhe com fone de ouvido para que os ruídos externos não te atrapalhem;

4ª – salve os artigos ou notícias interessantes para você lê-los em um outra hora;

5 – desative o Wi-Fi quando suas tarefas puderem ser realizadas off-line;

6ª – evite usar as redes sociais durante o trabalho, salvo se você trabalha com isso; e

7ª – utilize a função “não perturbe” nos chats para que as pessoas não o incomodem.

 

8 – Tome decisões rápidas sobre coisa irrelevantes

Automatize a tomada de decisões sobre coisas irrelevantes. Ex.: João tem que trabalhar hoje. Ele veste a 1ª camisa social e a 1ª calça social que vê e vai ao trabalho. João faz isso pois a maior parte das suas roupas são parecidas. Lembre-se: Steve Jobs usava sempre as mesmas roupas. Ele deixou sua marca por causa de suas ideias.

 

Gostou do artigo? Curta, compartilhe e comente sobre ele.

 

FONTES

https://blog.runrun.it/como-administrar-o-tempo/

https://images.unsplash.com/photo-1518281361980-b26bfd556770?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=2149&q=80

Comunidade do Estágio
Allan Jardim Ribeiro Salvino
Allan Jardim Ribeiro Salvino Seguir

Sou estudante do curso de Direito e colunista oficial daqui. São os meus hobbies: filosofar, escutar músicas, ler livros e escrever.

Ler conteúdo completo
Indicados para você